Perguntas e respostas sobre o retorno presencial

1 de fevereiro de 2021

E começa mais um ano letivo de aulas remotas. Agora, com a opção de intercalar parte dele com encontros presenciais. O ensino híbrido, da maneira como está presente hoje, imposto no modelo casa-escola, ainda provoca muitos questionamentos por ser novidade.

“Procuramos vislumbrar uma educação à distância sem distância”
“Do que vou sentir saudade? Sinceramente, de tudo”
Adaptação: o papel da Tutoria na transição para o Fundamental 2

A diretora geral do Centro Educacional Pioneiro, Irma Akamine Hiray, gentilmente respondeu às perguntas mais frequentes enviadas para o ClassApp dos gestores pedagógicos. São dúvidas sobre volta às aulas presenciais, encaminhamento das aulas remotas, entre outras questões que provavelmente já passaram pela sua cabeça também!

Responderemos aqui a algumas das questões mais recorrentes. Confira:

Para acolher a todos, utilizamos outros espaços, como a sala Audiovisual

Foi escolha da escola não receber uma quantidade maior de alunos?
Até agora, as diretrizes permitem um número máximo de alunos dependendo da fase em que se encontra a cidade ou estado, mas não obrigam escolas a receberem presencialmente essa porcentagem específica de estudantes (é possível receber uma porcentagem menor, se for o desejo das instituições). No entanto, compreendendo a importância do retorno presencial em diversos aspectos, inclusive para a saúde emocional e psicológica não só das crianças e jovens, mas da família como um todo, o Pioneiro trabalhará neste momento com o número máximo de alunos(as) permitido.

Às vezes, há discordâncias nos comunicados oficiais emitidos pela Prefeitura de São Paulo, pelo Governo do Estado de São Paulo e pelo Governo Federal. O Pioneiro segue as diretrizes de qual desses órgãos?
Na medida do possível, seguimos as recomendações de todos os órgãos oficiais. Se há conflitos, seguimos as diretrizes da Diretoria de Ensino Centro-Oeste e da Prefeitura de São Paulo, a quem respondemos diretamente.

Por que o tempo de aula remota é inferior ao tempo de aula presencial
Quando houve o anúncio da quarentena, tivemos que adaptar todo o planejamento para as aulas remotas. Era uma situação inédita para nós. Com o tempo, fomos também fazendo a adequação do Ensino Remoto, ou seja, entendemos que as estratégias deveriam ser diferentes por tratarem-se de interação e plataforma completamente diferentes da presencial.

Cada faixa etária tem um tempo de concentração diferente entre si, e que também muda conforme o contexto em que estão inseridos. O tempo que eles prestam atenção na aula presencial, por exemplo, é diferente do tempo que eles conseguem se concentrar em uma explicação por videoconferência. Além disso, é preciso levar em consideração que o contexto de home office e quarentena acumula atividades simultâneas dentro de um mesmo espaço, realizadas por um maior número de pessoas, o que pode resultar em um estresse mental para toda a família. Com isso, e pensando sempre nos melhores aproveitamento e experiência para nossos(as) alunos(as), entendemos ser benéfico as aulas remotas durarem menos tempo em comparação com as aulas presenciais. 

No caso dos alunos maiores, é possível oferecer uma carga horária maior, mesmo no ensino remoto.

Alunos do Integral Opcional, atendidos no contraturno

Como fizeram a divisão de horários para as aulas presenciais?
Conciliamos:
– o número de alunos interessados em voltar à escola e o número de estudantes que assistiriam às aulas em casa;
– a logística de nossos professores e funcionários (que também precisam se revezar em turnos e, ao mesmo tempo, atender às demandas presencial e remota);
– as restrições do protocolo.
Visando atender tanto às famílias que optaram pelo retorno presencial como também às que preferiram continuar 100% remotas, cada ciclo fez sua divisão da maneira mais adequada, já que cada série tem suas especificidades. 

Haverá divergência de conteúdo ministrado nas aulas remotas e presenciais? Meu(minha) filho(a) vai ter alguma perda?
Nosso compromisso é o de garantir que os(as) estudantes tenham aulas com o mesmo conteúdo, tanto remotamente como no presencial, embora com estratégias diferentes. Pedimos apenas compreensão e paciência porque, do ano passado para este, houve uma readequação em relação ao conteúdo planejado para os ciclos para toda a rede de ensino. Não será somente em um ou dois meses que será possível dar conta dessa mudança. Mas às famílias, garantimos dar conta do aprendizado de cada aluno(a).

Como farão para equilibrar os ensinos presencial e remoto?
Nosso corpo docente é muito dedicado e tem se preparado para este momento desde o início da quarentena. Os coordenadores conseguiram esquematizar uma alternância entre os(as) professores(as) para que consigam ministrar suas matérias para todas as classes, em diferentes momentos. Precisamos levar em conta que temos alguns professores que pertencem ao grupo de risco, portanto cuidamos para que nem eles nem seus(as) alunos(as) sejam prejudicados em horas/aula.

Um importante diferencial do Pioneiro é que oferecemos, para todos os ciclos, aulas ao vivo (todas as gravações podem ser assistidas posteriormente). Em alguns momentos, podem ser enviadas também aulas gravadas de especialistas e vídeos complementares.  No caso dos alunos menores, as professoras dividem a classe em até quatro grupos por dia para que possam dar atenção a todos.

Os estudos remotos no Pioneiro acontecem com mediação e interação, indispensáveis para o desenvolvimento dos jovens em seu processo de aprendizagem.

Distanciamento e máscara na classe

O que a escola está fazendo para cuidar da saúde emocional dos(as) alunos(as)?
A escola está sensível a todas as dificuldades e preocupações. Temos ciência do quanto toda essa nova realidade impactou rotinas, vivência e vida orçamentária e, consequentemente, no emocional da família toda. Compreendemos também que cada faixa etária lida com essas situações de maneira diferente.

Intensificamos a atuação da Mediação, além de percebermos o quanto as aulas de Convivência Ética eram importantes como espaço para os jovens falarem sobre seus sentimentos. Todos os professores ficaram atentos ao comportamento de seus alunos, convidando-os para uma conversa sempre que achavam necessário e mostrando-se disponíveis caso eles quisessem compartilhar algo.

O cuidado com a saúde emocional dos nossos alunos é um trabalho de parceria com as famílias, é preciso unir forças e continuamos fazendo tudo o que está a nosso alcance para minimizar os impactos emocionais dessa quarentena. “Algo que pudemos aprender no ano que passou foi o quanto é desenvolvido para o aluno dentro do ambiente escolar”, afirma Irma. A escola não ensina apenas conteúdo, mas é também um lugar de vivências, trocas, aprendizados e desenvolvimento únicos, dos quais crianças e jovens foram privados.

Lembramos que, junto a isso, estamos fazendo um trabalho de formação com nossos colaboradores para que eles também tenham apoio e assistência. Cuidar da saúde física e emocional do nosso corpo de funcionários é muito importante para que possamos continuar oferecendo um ensino de qualidade.

* Ficou com dúvidas? Direção, coordenação e professores estão abertos para conversar e responder perguntas pelo ClassApp ou, se preferir, marque um atendimento. Agradecemos a parceria! 

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