Pequenos historiadores

1 de junho de 2016

historiadoresOs alunos do 3ºano D perguntaram: “Como é que podemos saber se o que aconteceu há muitos anos foi realmente de verdade?

Isso aconteceu realmente? Como posso saber? Para ajudar a solucionar essa dúvida, explicamos que os historiadores estudam o passado de acordo com um método, utilizando pistas deixadas pelos seres humanos.

Assim, como complemento das aulas de História, os alunos foram atrás de algumas pistas por meio de conversas com seus familiares, ouvindo as histórias que eles tinham para contar. Como pequenos historiadores, eles trouxeram para a escola objetos importantes que marcaram o passado de suas famílias.

Por meio de relações entre as diversas fontes históricas, o conhecimento sobre o passado foi aprofundado entre os alunos. Curiosidades e descobertas foram compartilhadas sobre cada objeto e valorizamos os conhecimentos dos adultos e dos idosos.

Confiram alguns depoimentos dos nossos jovens historiadores:

“A carta que eu trouxe foi escrita há muito tempo. Está escrita em árabe. Eu sou descendente de árabe!” (Bruno Sader)

“Eu trouxe uma foto da minha mãe tirada quando ela era pequena. Ela estava em um parque que ainda existe e hoje eu brinco lá!” (Juliana Nagano)

“O brinquedo que eu trouxe era da minha avó. É só girar e ele faz barulho de cigarra. Hoje em dia não vendem brinquedos assim. Era de quando minha avó era criança!” (Livia Mei Mineta)

“Esse é um livro de receita muito antigo, que minha avó usava para anotar milhares de receitas!” (Octávio Mello)

Professora Thaís Leonardi – 3º ano D.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn