Passado, presente e futuro da moeda

25 de maio de 2018

Após compreender as relações sociais ligadas à evolução da moeda ao longo dos anos, alunos participam de palestra sobre Bitcoins

O Pioneiro renova diariamente sua missão de preparar os jovens para a vida e para o mercado de trabalho. Para isso, mantém o compromisso de aprofundar temas relevantes como o sistema financeiro, a história da economia e o futuro da moeda com seus alunos. Na última semana, as turmas de 9º do Ensino Fundamental II e todo o Ensino Médio assistiram a uma palestra sobre Bitcoin, uma moeda virtual criada de forma descentralizada por milhares de computadores e que hoje constitui um sistema econômico alternativo.

O tema atrai não só a curiosidade dos jovens como desperta inúmeras incertezas e especulações. Antes de receber um palestrante especialista em Bitcoin, o Pioneiro preparou seus alunos com uma palestra especial sobre história econômica. O professor de história Michael do Santos falou sobre o uso da moeda da antiguidade aos dias atuais, apresentando aos alunos as principais teorias e sistemas financeiros, além do impacto das relações financeiras na dinâmica da sociedade. “É um assunto fundamental para a compreensão crítica do mundo que vivemos e nos dá subsídios para refletir sobre o futuro que desejamos”, disse Michael.

Os alunos compreenderam a dinâmica de emissão da moeda, o câmbio e as transações ao redor do mundo, o que  lhes deu insumos para questionar o palestrante Rubens Neistein, estrategista de investimento em Cripto Ativos, em temas como sustentabilidade do planeta e justiça social. Um dos jovens perguntou sobre os meios de produção da moeda, já que o consumo de energia estimado para minerar o Bitcoin pode chegar a 0,5% da energia elétrica do mundo até o fim do ano, segundo estudos. Outro questionou o compromisso social de um sistema virtual diante do uso restrito da tecnologia em países em desenvolvimento.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn