Os invisíveis da Sociedade

9 de outubro de 2018

Palestra aborda o tratamento desumano dispensado a moradores de rua – e dá pistas de como podemos minimizar esse grave problema social

 

 

 

 

 

 

 

 

O Pioneiro teve o prazer de receber este mês para uma roda de conversas com os seus alunos, professores e funcionários, o padre Júlio Lancellotti, pedagogo e presbítero católico, que já recebeu diversos prêmios pelo seu trabalho com populações de rua, entre eles o Prêmio dos Direitos Humanos promovido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, na categoria “Enfrentamento à Pobreza” (2007).

Em sua roda de conversa intitulada “Os Invisíveis da Sociedade”, o padre falou sobre as condições desumanas em que vivem os moradores de rua, especialmente os das grandes cidades. Ele também abordou os impactos negativos (nada invisíveis) desses grupos à dinâmica das cidades e criticou o tratamento violento dispensado a eles pelas autoridades e pela própria comunidade. “Eles são chamados de lixo e empurrados de um lado para o outro”, afirmou.

Registro da roda de conversa com o padre Júlio Lancellotti no Pioneiro

Um dos pontos principais de sua palestra foi a reflexão sobre a diversidade da população de rua. Segundo o padre Lancellotti, não se pode dar as mesmas respostas para grupos tão heterogêneos. “Há casais desempregados, há LGBTs expulsos de casa, há idosos e até os que têm problemas de saúde mental”, disse. O ideal, segundo ele, é tratar os nichos separadamente, de acordo com as necessidades de cada um.

Na opinião do padre Júlio, debater os direitos humanos no Brasil se tornou desconfortável, o que, de certa forma, joga para baixo do tapete questões essenciais para o bem estar coletivo e a justiça social.  Ao responder a perguntas de alunos, o padre fez um convite aos jovens para que usem de sua criatividade e não repitam as mesmas soluções dos adultos. Ainda ressaltou que atitudes simples podem representar uma grande revolução ao nosso redor.

Abaixo o relato do professor de história do Pio, Michael Luis dos Santos:

 “A noite do dia 02 de outubro foi dedicada à reflexão de um tema importantíssimo que nós da área de humanidades vínhamos discutindo desde o início do ano: “Os Invisíveis da Sociedade”. Com a palestra do padre, que convive junto com os moradores de rua, podemos aprender um pouco de como se dá este trabalho e as principais dificuldades envolvidas por ele na acolhida do irmão em situação de rua. Foi uma palestra cheia de exemplos e lição de vida em que a comunidade escolar pôde tirar dúvidas fazendo perguntas (por exemplo, como ajudar em caso de necessidade ou até mesmo na forma de trabalho voluntário). Ao longo de uma hora e meia ficamos empolgados e muitos saíram com seus horizontes abertos e com uma nova visão sobre aqueles que também necessitam de ajuda e que contam apenas com o trabalho incansável do padre Júlio Lacellotti”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn