O Pioneiro marcou presença na Conferência Internacional de Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), que aconteceu na Universidade americana de Santa Clara, em fevereiro desse ano. O encontro reuniu especialistas na área e entusiastas de diversas partes do mundo, interessados em compartilhar experiências em metodologias ativas de aprendizagem.

PBL é uma proposta pedagógica centrada no aluno que se caracteriza pela organização temática em torno de problemas, a integração interdisciplinar entre teorias e práticas e a ênfase no desenvolvimento cognitivo. Na Aprendizagem Baseada em Problemas, todo o aprendizado parte dos alunos e não no modelo onde o professor é o emissor dos conhecimentos e o aluno restringe-se a “receber” sem nenhum esforço maior de elaboração do pensamento.

A coordenadora de Ciências Marcia Nobue Sacay e as professoras Lúcia Maria Fernandes de Morais Tavolaro e Ana Paula Netto Lopes estiveram presentes e apresentaram uma experiência empreendedora dos alunos do 4º ano, que surgiu do desafio de produzir adubo orgânico e culminou com um ensaio de empreendedorismo. O PIO também levou para apresentação na Conferência um pôster sobre o mini Parque de Diversões, produzido a partir de princípios de PBL, com o um dos chapéus mexicanos desenvolvido pelos alunos. A equipe destacou as diversas experiências compartilhadas por professores e especialistas a partir de metodologias ativas de aprendizagem.

“Os exemplos partem dos mesmos princípios, oferecem ao aluno a possibilidade de construir um processo de formação crítica e reflexiva, que o permite atuar como agente de transformação”, disse Lúcia. Ela explica que a PBL estimula o protagonismo a partir de tentativas, observações de experimentos, teorizações, mudanças de estratégia e intervenções na realidade, um exercício com potencial de tornar os jovens mais resilientes e preparados para a vida pessoal, além de competitivos no mercado de trabalho.