• Home
  • Notícias
  • Mostra Cultural resgata o passado para sonhar com o futuro

Mostra Cultural resgata o passado para sonhar com o futuro

1 de outubro de 2019

“Cortando mares, costurando sonhos.” Com esse tema, a Mostra Cultural 2019 do Centro Educacional Pioneiro, que ocorreu dia 28 de outubro, homenageou sua fundadora, Dona Michie Akama, que há 60 anos criou a Fundação que leva seu nome. Ela veio do Japão e enfrentou uma série de dificuldades (pessoais, culturais, financeiras), mas nunca desistiu de seus sonhos e deixou sua marca na Educação do país, contribuindo para a formação de milhares de jovens.

Veja a galeria de fotos do evento.

Assim como ela, outras mulheres foram vanguardistas em suas áreas de atuação, como Amelia Earhart, Beatriz Milhazes, Frida Kahlo, jogadora de futebol Marta, Malala Yousafzai, Tomie Ohtake e Tarsila do Amaral, todas elas lembradas nas obras da nossa Mostra Cultural.

O resgate do passado para compreensão do futuro se deu de diversas maneiras. Os alunos pesquisaram sobre o Japão, sobre suas famílias, sobre as personagens femininas de vanguarda. Buscaram em seus próprios sonhos uma maneira de construir um mundo melhor. Entrevistaram colaboradores do Pioneiro, montaram instalações, desenharam, colaram, criaram. Foi uma belíssima exposição de cores, desejos, músicas e memórias.

O público pôde mergulhar em cores e formas no pátio do Infantil. Os pequenos expressaram seus sonhos, homenagearam a jogadora de futebol Marta, recriaram uma obra de Tomie Ohtake. Os alunos do 1º ano falaram sobre Tarsila do Amaral.

Nas salas de aula, várias viagens ao passado e desejos para o futuro. Os alunos do Ensino Fundamental I e II expuseram fotos de viagens em família, disponibilizaram relatos, deixaram seus sonhos escritos em caixas personalizadas, pintaram retratos da Dona Michie e contaram sua história, reuniram objetos japoneses, montaram um mural de fotos das turmas do Pioneiro ao longo dos anos. As árvores genealógicas dos alunos também mostraram que é importante saber de onde viemos.

Durante o ano, algumas turmas entrevistaram funcionários que conheceram a Dona Michie ou que estão no Pioneiro há muitos anos. Essas falas, assim como muitas fotos, foram disponibilizadas para os visitantes poderem fazer uma imersão na história da escola, da fundadora e dos próprios entrevistados.

Os 8ºs anos relembraram a aviadora Amelia Earhart, a pintora Frida Kahlo, a ativista Malala Yousafzai e Dona Michie em uma instalação que contava com entrevistas em áudio e diversos quadros produzidos pelos alunos.

As ondas migratórias contemporâneas também receberam atenção dos alunos, devido à trajetória de Dona Michie, uma imigrante que encontrou seu lar aqui no Brasil. Costumes, histórias e culinárias da Bolívia, Síria e Angola foram apresentados com exposições e barracas de comida.

As turmas do Ensino Médio expuseram seus trabalhos coletivos, desenvolvidos ao longo do ano, com temas como memória e consumo, apresentando pesquisas e dados coletados.

A professora Elisa Varro apresentou, com os 6ºs e 7ºs anos, a narração da história da Dona Michie, intercalada com apresentações de coral das músicas “Furusato”, o hino da Akama Gakuin e “O samba da minha terra”.

As startups dos nossos empreendedores ( Adushow, Piocomposta, Pio Happy e DiverPio) também tiveram espaço na Mostra Cultural para que eles pudessem apresentar seus produtos. As meninas do PioArt montaram seu estande e disponibilizaram aos visitantes seus belos artesanatos.

Como sempre, a comida foi uma atração à parte. Os pais dos alunos dos 9ºs anos, os alunos do 3º ano do Ensino Médio e a equipe da cantina garantiram uma deliciosa refeição com feijoada, guioza, pastel, churrasco, doces diversos e bebidas.

Mais um dia para ficar na memória da história da nossa Fundação e do Pioneiro. Obrigado a todos que compareceram e fizeram deste um evento especial!

Veja aqui todas as fotos da Mostra Cultural.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn