• Home
  • Notícias
  • Interdisciplinar: projeto une saberes no Fundamental II

Interdisciplinar: projeto une saberes no Fundamental II

14 de dezembro de 2020

Em 2020, foram muitos os desafios para a Educação. Na tentativa de promover um aprendizado mais integral e diversificar abordagens, a área de Humanidades do Centro Educacional Pioneiro elaborou um projeto interdisciplinar para os 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental.

Projeto Indígenas no Brasil promove troca de experiências e integra disciplinas
I Encontro de Boas Práticas Pedagógicas do Centro Educacional Pioneiro
Interdisciplinaridade: mais contexto e significado ao aprendizado

As professoras Elisa Varro, de Música; Iara Rosa, de Geografia; Rozângela Lipere, de Artes; e o professor Renato Ranieri, de História, uniram forças, experiências, criatividade e saberes para abordarem os temas “História do bairro da Liberdade”, “Indígenas no Brasil”, “Mulheres no Tempo” e “Mulheres nas regiões brasileiras”.

“Quantas interpretações de um quadro, por exemplo, são possíveis com vários olhares diferentes?”, pergunta o professor Renato. “Seria possível chegarmos às mesmas questões se víssemos apenas separadamente? Com as relações de ensino-aprendizagem é mesma coisa, medidas as proporções. Eu não conseguiria ver o que a Iara viu, não teria as mesmas perguntas que a Rô e Elisa fizeram, por exemplo. Juntos, costuramos o conhecimento e as possibilidades de diversificar as abordagens”, explica sobre a decisão de adotar uma perspectiva interdisciplinar.

E, em meio ao ensino remoto, a linguagem digital tornou-se uma maneira de aproximar-se do universo dos alunos, incentivando criações de podcasts, sites ou vídeos. Sobre os resultados, Renato comenta: “vários grupos tiveram autonomia e responsabilidade que nos surpreenderam. Embora estivéssemos sempre acompanhando, alunos e alunas usaram ferramentas nos programas de áudio e vídeo que foram muito legais! Vinhetas, músicas de fundo, efeitos sonoros, roteiros compartilhados, imagens, homenagens para as mães e mulheres em geral”, elogia.

O processo também permitiu um amadurecimento nas autoavaliações – um grande desafio para o autoconhecimento, segundo os professores. As devolutivas dos grupos também serviram para melhorar a atuação dos educadores ao longo dos meses, como por exemplo orientações que às vezes eram contraditórias, pouca atenção a determinado grupo, muita para outro etc.

Os projetos interdisciplinares são um formato de ensino e aprendizagem ainda em construção, mas que rendeu ótimos resultados e reflexões. E que venham os próximos!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn