• Home
  • Notícias
  • I Encontro de Boas Práticas Pedagógicas do Centro Educacional Pioneiro

I Encontro de Boas Práticas Pedagógicas do Centro Educacional Pioneiro

21 de agosto de 2020

Nos dias 19 e 20 de agosto aconteceu o I Encontro de Boas Práticas Pedagógicas do Centro Educacional Pioneiro. O evento foi uma oportunidade para educadores da escola apresentarem a seus colegas suas soluções na busca de melhores experiências de ensino e aprendizado. Participaram professores de todas as áreas e segmentos.

Interdisciplinaridade: mais contexto e significado ao aprendizado
Especial Metodologias Ativas: Ensino Híbrido
Novas conexões: coordenadora de Tecnologia Educacional comenta ensino remoto emergencial

Ao todo, 22 projetos, trabalhos e depoimentos mostraram um pouco do esforço dos educadores em se adaptar ao uso de ferramentas digitais, repensar e adequar propostas para o ensino remoto, valorizar a importância da escuta e, principalmente, oportunizou que pudessem aprender com as práticas uns dos outros. A diretora Irma Akamine Hiray elogiou o evento e a disposição que todos os participantes mostraram ao prestigiar os colegas. “Senti pura inspiração! Vontade de conhecer mais, saber mais, fazer mais por e para nossos estudantes”, agradeceu.

Débora Martins, coordenadora da Educação Infantil e 1º ano, foi uma das organizadoras do Encontro. Ela relembra que foram dias intensos de planejamento até que o evento acontecesse, mas foi uma oportunidade de aprender com os pares, que é um dos princípios da educação. “Nossos professores são comprometidos, estudiosos e focados nas aprendizagens personalizadas/individuais dos alunos. Dia a dia eles (re)significam suas práticas para oferecer um ensino remoto de qualidade para a escola possível de termos no momento”, completou.

O Encontro promoveu a discussão sobre metodologias diversificadas e inovadoras no processo de ensino e de aprendizagem para uma inovação educativa, contribuindo para a formação de nossos professores. “Essa prática fortalece um movimento de pensar a educação de forma inovadora, onde professor/a e aluno/a são coprotagonistas”, reflete Mário Fioranelli Neto, coordenador de Humanidades que também participou da organização do Encontro.

Agradecemos a todos os educadores, que nunca param de aprender para poder ensinar!

Programação

1º dia
Tutorial em vídeo para criação de conteúdo e registro em Padlet

Autoras: Débora Amorim Radanovitsck e Carolina de Carvalho Vendramini
As professoras de Língua Portuguesa comentaram os recursos do Padlet e alguns usos que fizeram dele.

Criando uma Webquest
Autores: Daniella Gindro Carnicelli e Equipe de Tecnologia Educacional
Allan Moreira, da equipe de TE, contextualizou o conceito de webquest e a importância atual de uma curadoria de informação. A professora Daniella relatou a pesquisa orientada que fez com o 1º ano do Fundamental.

Criação de objetos digitais de aprendizagem
Autores: Allan Moreira, Fernanda Bocchi Balthazar e Elaine Silva Rocha Sobreira
A equipe de Tecnologia Digital apresentou algumas ferramentas digitais de autoria como o H5P, Kahoot e Padlet, que podem ser utilizados para criar jogos e facilitar a aprendizagem dos alunos e a formação de professores.

Projeto Literário: a formação do leitor e o uso de atividades digitais interativas
Autoras: Luciana Magno da Silveira, Catia Gaspar Hashimoto e Gisa Gasparotto
A professora Luciana representou o grupo ao narrar como adequaram o projeto do livro “O Aviãozinho Vermelho”, lido pelos 3ºs anos do Fundamental, para o ensino remoto. Utilizaram-se de recursos digitais e compartilhamento de sonhos e trabalhos maker.

Construção de maquete para estudo do bioma brasileiro
Autoras: Ana Paula Lopes, Márcia Sacay, Sônia, Marcília e Melissa
Os 4ºs anos estudaram os biomas da Amazônia e da Mata Atlântica, foi introduzido o conceito de consumo sustentável e discutiram a importância da consciência e ações individuais em relação a preservação do meio ambiente.

Projeto de leitura: Eu sou Malala
Autora: Débora Amorim Radanovitsck
A professora Débora contou como repensou o processo de leitura do livro com os 8ºs anos, utilizando a Sala de Aula Invertida e a Aprendizagem Baseada em Projetos.

Elaboração de Jogos interativos no H5P
Autoras: Samile Souza Santos e Alessandra Alves de Albuquerque
As professoras dividiram com o grupo como criaram jogos no H5P para trabalhar Matemática e Língua Portuguesa com os 1ºs anos.

Bairro da Liberdade: a invenção da tradição
Autores: Elisa, Rozângela, Iara, Renato e Mário Fioranelli
O projeto interdisciplinar (História, Geografia, Artes e Música) levou os alunos dos 6ºs anos a conhecerem melhor a história do bairro da Liberdade, em São Paulo.

Fruits Face: experiências sensoriais e comunicação
Autora: Danielle Girotti Callas
A teacher do Programa de Educação Bilíngue e do High School trabalhou a língua inglesa com os alunos de 6 e 7 anos por meio de interação e manuseio de frutas, proporcionando também experiências sensoriais.

Os indígenas no Brasil
Autores: Renato, Iara, Elisa, Rozângela e Mário
Para levar aos alunos dos 7ºs anos uma fala mais significativa sobre a situação dos povos originários brasileiros, os professores trabalharam a interdisciplinaridade e finalizaram o projeto com uma live que contou com a participação de representantes indígenas e estudiosos do assunto.

O trabalho docente em grupo durante a pandemia: planejamento, empatia e interação
Autoras: Adriana Baccine, Beatriz Okuyama e Júlia Rowies
As professoras do Infantil III compartilharam as dificuldades profissionais que tiveram no início da quarentena e como conseguiram superá-las ao melhorar a comunicação entre elas – em especial, a escuta.

Atividades lúdicas no ambiente online no ensino da língua inglesa
Autores: Felipe Alexandre Policarpo Serrano/ Equipe de Inglês /Idiomas
O teacher Felipe mostrou aos colegas exemplos de jogos interativos que criou para potencializar o ensino de inglês nas aulas remotas.

2º dia
Kahoot : “Hábitos noturnos e diurnos” de animais e humanos

Autora: Rosana Cabral
A professora falou de seu trabalho com o 3º ano utilizando o programa Kahoot. Comentou as possibilidades que o jogo virtual oferece ao professor em relação à aprendizagem do aluno mas também do próprio educador.

Ampliação de repertório cultural envolvendo artes: um relato de experiência com a atividade sobre Claude Monet
Autora: Danielle Girotti Callas
Teacher Danielle relatou seu projeto de multilinguagens, que pode ser utilizado para explorar conteúdos de formas diferentes e com diferentes faixas etárias.

Cartografia digital com base no Sistema de Informação Geográfica – Geosampa
Autora: Iara Rosa da Silva Bustos
A professora de geografia apresentou o uso do Geosampa no estudo de São Paulo com os 6ºs anos, citando alguns dos muitos dados que o sistema guarda sobre a cidade.

Uso de mesa digitalizadora durante as aulas on-line
Autor: Andrés Calonge Méndez
O professor deu diversos exemplos, para todos os segmentos, de como a mesa digitalizadora pode auxiliar o professor na construção de suas aulas e nas interações com os alunos.

Planificações do cubo colocando em prática o senso de visão espacial
Autoras: Cintia Shimohara Kiguti e Sathiko Fujino Rey
A professora Cintia explicou a solução que encontrou para trabalhar a passagem da visão bidimensional para a tridimensional com os alunos dos 5ºs anos, utilizando ferramentas digitais e materiais que eles têm em casa.

Representação das flores com Ilustração científica e atividades mão na massa
Autora: Carolina de Lima Puccini
Os 8ºs anos, ao revisarem as angiospermas, utilizaram-se de diversas técnicas de representação, como a ilustração científica e o maker, para trocarem conhecimentos.

Utilização de recursos digitais nas aulas de matemática
Autora: Tatiana de Oliveira Ferreira
Na busca de melhores meios de promover o conhecimento da matemática aos seus alunos de 7º e 8º anos, a professora Tatiana pesquisou diversas ferramentas digitais e compartilhou suas observações e indicações com os colegas.

Autoavaliação, escuta empática e mediação de conflitos em trabalho em grupo
Autora: Débora Amorim Radanovitsck
A professora de Língua Portuguesa dividiu com os participantes da mesa como mediou um conflito, de forma on-line, praticando a comunicação não violenta de Marshall Rosenberg.

Conteúdo programático associado a músicas do cancioneiro popular brasileiro
Autor: José Carlos Hiakuna
O professor de Geografia demonstrou como mescla música e narrativa ao contar uma história que ilustra temas como êxodo rural, divisão de terras e outros conteúdos de sua disciplina.

Uso de maquetes e planta baixa no ensino de geografia
Autoras: Cassia Maria Pereira dos Santos e Andréa Aparecida Miranda Andolpho Silva
Adaptando-se ao ensino remoto e às necessidades dos alunos e famílias, as professoras do 2º ano repensaram o ensino de planta baixa e propuseram atividades desafiadoras que proporcionaram um ensino de forma divertida e criativa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn