Gêneros literários: o relato pessoal

12 de outubro de 2013

“No dia 5 de setembro recebemos a visita da Priscila Souza. Ela é motorista de ônibus de uma empresa grande na Zona Norte de São Paulo, a Sambaíba e, gentilmente, se dispôs a comparecer à escola para ilustrar nossas aulas de Língua Portuguesa, onde trabalhávamos o gênero literário relato pessoal.

Priscila conversou com as turmas da manhã e com a turma da tarde também. Ela foi muito simpática e espontânea com as crianças, contou sobre a vida dela, fazendo um paralelo sobre o tipo de escola que ela frequentou e o Pioneiro. As crianças ficaram surpresas em ver que ela, aos dez anos, era responsável pela casa e pela irmãzinha de cinco anos, pois os pais eram separados e a mãe trabalhava para poder criar as meninas.

Contou sobre a rotina de ter de cozinhar e limpar a casa, levar a irmã para a escola e ter de dar conta de seus estudos. Priscila procurou enfatizar a importância do estudo na vida das pessoas. Em vários momentos demonstrou gratidão a Deus por tudo o que ela conseguiu conquistar na vida pessoal e profissional.

Foi muito interessante quando ela contou a profissão que exercia, pois não é tão comum uma motorista de ônibus. Depois ela deu um espaço para perguntas e eles participaram, muito curiosos, querendo saber como ela escolheu a profissão, fatos interessantes que ela já tinha presenciado no dia a dia, o quanto teve de estudar para ser motorista e quantas mulheres exerciam a mesma profissão na empresa, entre muitas outras perguntas, que Priscila foi respondendo sempre com muita simpatia e demonstrando a alegria de estar conversando com a turminha.

Nos dias que se seguiram, as crianças comentaram que passariam a ficar atentas para ver se a encontrariam na Avenida Paulista, por onde passa a linha na qual ela trabalha, e também em outros ônibus para ver se há motoristas mulheres trabalhando.

Foram momentos muito agradáveis que nos acrescentaram muito, graças à experiência, alegria e simpatia de nossa convidada especial.”

Patrícia Menezes, professora do 5º B

2013_motorista

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn