• Home
  • Notícias
  • EFII: entre o passado medieval e o futuro tecnológico

EFII: entre o passado medieval e o futuro tecnológico

15 de setembro de 2018

Siga com os principais destaques dos trabalhos do EFII, pelo olhar dos alunos-repórteres dos 6ºs anos

 

6º EF – Jogos de Tabuleiro

Nas aulas de Educação Física, os 6°s anos se dividiram em equipes e cada grupo fez um jogo de tabuleiro. Eles começaram a planejar os jogos no começo do ano. “Achei legal, divertido e dinâmico”, disse Luana, aluna do 6º ano B.

Texto de: Beatriz Lóddo, João Patriota, Maria Eduarda Maia, Luiza Barbosa, Pedro Kubota e Maui Ruggiero  

 

 

6º EF1 – O Menino no Espelho

A professora Izilda, do 6º ano, acompanhou os alunos em uma produção de história em quadrinhos (HQ) que contou a história dos capítulos do livro em uma releitura dos estudantes. “Achei legal, pois a história é interessante”, disse Fabiana, tia da Laura, do 6º ano.  

Texto de: Angelo Montoya. Naomi Cristina Ohashi, Marcela Miki, Laura Braguette, João Pedro Trigo e Sabrina Maigaki.

 

 

 

6º EF1 – A Invenção de Hugo Cabret

O trabalho foi orientado pela professora Izilda e teve como base o  livro “A Invenção de Hugo Cabret”, de Brian Selznick . No trabalho, os alunos fizeram frases em papéis falando porque somos uma peça importante no mundo e quais são suas missões. Esses papéis foram colocados em um mural para parecer com a torre do relógio que está no livro. “Estou gostando, pois é muito colorido, os móbiles ficaram incríveis e as caixas, muito criativas,” falou Milton, pai da aluna Beatriz Furuzawa. “Foi muito legal, pois aprendi muitas coisas”, disse Ari, pai do Angelo (foto). 

Texto de: Angelo Montoya. Naomi Cristina Ohashi, Marcela Miki, Laura Braguette, João Pedro Trigo e Sabrina Maigaki.

 

7º EF2 – Haikai

Os alunos dos 7ºs anos fizeram haikais, que são um tipo de gênero literário japonês onde o leitor é levado a imaginar as situações e elementos que estão sendo contados.  O trabalho começou com a aprendizagem do gênero durante as aulas de Língua Portuguesa, o que levou a professora Thaís a ter a ideia de levar o trabalho para a Mostra Cultural. “Eu acho que deu muito trabalho”, disse Ulisses, pai da Laís Tsutsumi. Os alunos gostaram, acharam divertido e os resultados foram incríveis.

Texto de: Nicole Akatsuka, Enrico Martins, Eduardo Costa, Arthur Miyashiro e Titi Qiyun Shen

 

7º EF2 – Curtas: Os Contos Com Contas

Os sétimos anos apresentaram os vídeos que fizeram sobre o livro “O homem que calculava”. As filmagens foram exibidas em sessões na sala de áudio. A intenção do projeto era fazer com que os alunos criassem e resolvessem os próprios problemas de matemática, segundo a professora Tatiana, de matemática. Eles se organizaram em grupos e filmaram as histórias que criaram. “Os curtas ficaram muito bons, embora o som não estivesse tão alto”, disse Gisele, aluna do 9º ano.

Texto de: Angelo Montoya, Ellen Matsuura, Luana Parra, Pedro Henrique Motta, Sofia Kishimoto

 

7º EF2 – Batalhas Medievais

Os alunos do 7º ano do Centro Educacional Pioneiro fizeram um jogo inspirado nos tempos medievais com a ajuda das professoras Rafaela, Tatiana e Thais.  A aventura começou em agosto nas aulas de Ciências, História e  Educação Física. Sobre a montagem do projeto, os alunos construíram castelos, pontes, catapultas medievais e mais. “Eu achei o espaço bem interessante. Os trabalhos que mais gostei foram a catapulta e a ponte levadiça. Eu me senti bem informado, pois eles explicaram tudo direitinho”, disse Gustavo, que visitou a sala.

Texto de: Ken Wada, Eduardo Amaral, Yasmin Ayumi, Aline Garcia e Daniela Mari

 

8º EF2 – Engenharia do Futuro

Alunos do 8º ano representaram uma cidade futurística e suas tecnologias, com materiais recicláveis. Uma cápsula congelante foi uma das invenções, pois gostariam de ver como seria uma cidade do futuro, por sugestão da professora Débora Amorim. “E muito legal imaginar como será o futuro, pois a realidade de hoje em dia é muito diferente. Em 1990, as pessoas achavam que em 2018, haveria carros voadores”, disse um dos integrantes do grupo.

Texto de: Debora Lindoso, Otávio Oliveira, Aline Fujii, Letícia Ikuta, Rodrigo Wagatuma e Seoyun Choi 

 

8º EF2 – Novos Frankenteins

Os oitavos anos fizeram um trabalho baseado nas características da criatura descrita no livro Frankenstein, e montaram a criatura com materiais recicláveis. “O Frankeinstein foi feito de garrafas plásticas, jornal e papel  machê, o restos dos bonecos foram feitos de papelão. Crianças podem ter medo”, disseram os  alunos do oitavo ano.

Texto de: Giulia Paradiso, Sofia Ota, Marcela Yamazaki, Hina Watanabe, Rafael Murata e Sabrina Koro

 

 

8ºEF – Mondrian, Descartes e a Metafísica

Ainda em abril, o oitavo ano começou a se preparar para o trabalho, sobre a obra de Descartes, Mondrian e a metafísica. Inspirados em Mondrian,começaram a fazer uma pesquisa, com base nessa pesquisa fizeram a obra que estava exposta na Mostra Cultural. “Gostei das cores primárias e dos traços”, disse a mãe do Felipe Tozaki, do oitavo ano, entrevistado pela Imprensa Mirim. Na foto, aparece ao lado do pai e da nossa turma. 

Texto de:  Ticiana Barbosa, Mariana Monteiro, Beatriz Mari, Vitor Tochio, Vitor Yuiti e Leticia Mei

 

9º EF2 – Jogos digitais

Os alunos do 9º ano do Pioneiro fizeram jogos digitais envolvendo a disciplina de Educação Física, com a ajuda dos professores Maurício e Sílvia. O jogo do 9ºA foi sobre ET´s!  “O espaço é perfeito e grande. Eu gostei mais da dinâmica do jogo”, disse Júlia Kobayashi. “Eu achei bem legal e divertido, mesmo o jogo sendo muito fácil”, diz Angelo, do 6ºB. 

Texto de: Ken Wada, Eduardo Amaral, Yasmin Ayumi, Aline Garcia e Daniela Mari

 

9º EF2 – Crônicas em Quartos

Os alunos dos nonos anos trabalharam com crônicas de pai e filha, Elsie e Ivan Lessa. As reflexões dos pais sobre os aposentos dos filhos foram a semente para a reflexão e escrita das crônicas narradas pelos estudantes.

Texto de: Angelo Montoya, Ellen Matsuura, Luana Parra, Pedro Henrique Motta, Sofia Kishimoto

 

 

 

9º EF2 – Curtas Independentes

O objetivo era criar um vídeo a partir de algumas crônicas. Os temas escolhidos foram transformados em curtas metragens. A maioria dos grupos escolheram o tema de comédia, em especial principalmente a crônica “O lixo”. “Uma aluna do Centro Educacional Pioneiro assistiu ao curta de um menino que foi em seu primeiro encontro com sua mãe junto”, disse Beatriz, que acompanhou a exibição.

Texto de: Alice Sader, Beatriz Aya, Milenna Hakamada, Daniel Kubota e Felipe Shu

 

 

 

Confira as imagens da Mostra aqui

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn