• Home
  • Notícias
  • Formação resgata história e valores de Dona Michie

Formação resgata história e valores de Dona Michie

27 de fevereiro de 2019

Encontro teve taiko, origami, dinâmicas em grupo e contou a história de Dona Michie Akama

No último sábado, 23, equipe pedagógica, administrativa, funcionários terceirizados de todos os setores, algumas famílias e alunos do Centro Educacional Pioneiro participaram de um dia de formação. O tema do encontro era a vida de Dona Michie Akama, como parte da comemoração dos 60 anos de Fundação Instituto Educacional Dona Michie Akama. O evento teve por objetivo celebrar o término da elaboração do Projeto Político Pedagógico do Pioneiro e proporcionar uma experiência de sensibilização de resgate de valores da fundadora sob os aspectos das artes de ambas as culturas: japonesa e brasileira.

Equipe do Pioneiro se reuniu para formação

A manhã começou com um café da manhã coletivo no sistema de motiyori, em que cada um leva um prato. É uma prática muito comum no Japão que incentiva a solidariedade, a união, o clima de intimidade e, claro, a variedade ofertada à mesa. Com diversas opções de salgados e doces, bebidas quentes e frias, todos puderam conversar e socializar antes de irem à quadra coberta para a primeira palestra da manhã.

A diretora Irma Hiray (à esq.) e Regina Akama (à dir.)

A primeira atividade contou com a presença de Regina Akama, mestre em Multimeios e autora da tese “A Formação da Identidade Feminina: Reconstruindo a Memória e a História de Vida de Ex-alunas do Internato São Paulo Saihou Jogakuin”. Ela contou a história de Dona Michie Akama (para mais detalhes leia aqui), destacou o Pioneiro como realização de um sonho de muitos anos, e difundiu o sentimento de gratidão e força por todas as conquistas da professora Michie Akama, responsável por todos estarem lá naquele dia.

Depois, a consultora Michelle Taminato conduziu o restante da programação com dinâmicas em grupo voltadas a identificar valores japoneses e brasileiros e como trabalhar com as duas culturas de forma complementar. Teve dança, banda, dobradura e, principalmente, muito trabalho em equipe!

Enquanto todos se empenhavam em fazer mil tsurus de origami, o grupo de taiko de Okinawa Ryukyu Koku Matsuri Daiko (RKMD) alegrou a formação com músicas típicas, fortalecendo o resgate de tradições e da cultura nipônica. O wadaiko, ou taiko, como ficou popularmente conhecido no Brasil, é um tambor japonês tocado com baquetas ou com as mãos. No Japão feudal era utilizado para comunicação nas guerras e para marcar o tempo de marcha do exército. Mais tarde, foi incorporado em peças de teatro, apresentações musicais e cerimônias religiosas.

Grupo de taiko de Okinawa se apresentou no dia do evento

O encontro também homenageou os funcionários que há 30 ou mais anos contribuem e se dedicam à instituição. Foram presenteados a coordenadora do Fundamental I Catia Hashimoto e o professor de educação física Valter Barletta, ambos com 30 anos de casa; a professora Regina Garcia e a coordenadora de Matemática Sathiko Rey pelos seus 32 anos de Pioneiro; a secretária Sonia Sayama, que completou 35 anos na escola; e a assistente de inspetoria Eva Maria da Silva, que este ano completará 40 anos na instituição. O neto de Michie Akama, Edson Akama, aproveitou para também homenagear a diretora geral Irma Akamine Hiray, que completou 32 anos de dedicação ao Pioneiro.

Da esq. para a direita) Catia Hashimoto, Valter Barletta, Sonia Sayama, Eva da Silva e Regina Garcia receberam homenagem por terem 30 ou mais anos de Pioneiro

 

Clique aqui para ver a galeria de fotos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn