Experiência filosófica logo na recepção

11 de abril de 2016

Meus primeiros contatos com os alunos do Ensino Médio do Pioneiro foram bem positivos. A turma do 3° ano já está em avançado processo de formação e me aceitaram bem. Os alunos 2° ano são muito calorosos e me passam aquela sensação “sentir-se em casa” quando entro na sala com eles.

Mas o que mais me chamou a atenção foi a receptividade do pessoal do 1° ano, que me fez viver uma experiência filosófica: a surpresa!

Sim, eles me surpreenderam com um brilho no olhar que revela aquela curiosidade que é o estopim para se filosofar. Mesmo sem nenhum ou com pouco conhecimento dessa disciplina, esse interesse tão destacado é um encanto para qualquer professor.

filosofia

Assim, nesse contato inicial com eles eu procurei apresentar o curso de maneira lúdica, expondo também com simplicidade quem sou eu, o que espero dos alunos, o que construiremos juntos e qual o percurso a ser trilhado. Nessa explicação introduzi os aspectos gerais do significa a filosofia.

filosofia-hashE funcionou mais do que eu esperava! Já na segunda aula, os alunos me receberam com frases como “filosofia é vida”. Fizeram até uma hashtag com meu nome e fixaram no mural…

Jamais havia vivido uma experiência como essa. Valeu como combustível para me dedicar a esses alunos ao longo do ano. Aliás, ao longo dos próximos três anos em que conviveremos.

Braian Sanches Matilde – Professor de Filosofia e Sociologia.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn