• Home
  • Notícias
  • Ex-aluno apresenta seu primeiro projeto mobiliário a professores

Ex-aluno apresenta seu primeiro projeto mobiliário a professores

8 de setembro de 2013

2013_08_28_denisfuziiO ex-aluno Denis Fuzii, formado no Pioneiro em 2007 e em Arquitetura pelo Centro Universitário Belas Artes, criador do Studio dLux, fez uma visita aos professores do ensino médio e apresentou o primeiro projeto mobiliário de seu escritório de arquitetura, a cadeira de encaixe Kuka.

A Kuka pode ser montada e desmontada em apenas um minuto e é fácil de armazenar e transportar. Composta por seis peças tratadas e pintadas em várias opções de cores, a customização da Kuka não termina por aí! O cliente pode personalizar a cadeira a um preço acessível, por exemplo optando por um assento almofadado ou mesmo o encosto, entre outros detalhes.

Aberto à colaboração, o Studio dLux deseja que as pessoas compartilhem suas próprias personalizações e que contribuam com sugestões e ideias para o projeto Kuka. Para tornar a abertura uma realidade, acessível a todas as pessoas e apostando em um novo modelo de negócio, o projeto está sob uma licença livre Creative Commons, que permite que qualquer pessoa possa copiar, modificar, distribuir ou adaptar, desde que a autoria seja citada e que não seja usada com fins comerciais por terceiros.

Denis explica que descobriu o conceito do Open Source Furniture e as licenças Creative Commons em sua viagem pela Europa em 2012, quando conheceu projetos em que os criadores disponibilizam o corte dos móveis e cobram pequenos valores pelo download do arquivo.

Denis quis fazer diferente e apostou em liberar o download gratuito sob licença CC-BY-NC-SA. Desde a liberação do projeto, o Studio dLux recebeu contatos de empresas e pessoas físicas da Califórnia (EUA), Espanha e Noruega em busca de parceira comercial ou simplesmente avisando que iriam usar o arquivo para montar a própria cadeira em casa.

Questionado se tem medo de pessoas ou empresas se apropriarem de sua ideia de forma indevida e não referenciá-lo como autor, ou ainda, desrespeitarem os termos da licença CC, Denis é categórico ao dizer: tive, mas não tenho mais. Ele diz que pode ser que apareça alguém com capital de investimento em larga escala, abra uma fábrica, copie, reproduza e ganhe dinheiro com isso, mas que ele tem confiança na própria criatividade para se reinventar.

Denis é apaixonado por arquitetura desde pequeno. Especializado em iluminação, sempre quis trazer novos conceitos para o escritório. Segundo ele, o Pioneiro contribuiu profundamente em sua experiência universitária e em suas escolhas no mercado de trabalho, devido a bagagem acadêmica adquirida e a experiências dos famosos trabalhos coletivos do Ensino Médio, que estimulam o empreendedorismo, a autonomia, a criatividade e o trabalho em grupo.

Recado para os alunos do Pioneiro

“Essa metodologia que impulsiona o aluno a sempre buscar novas coisas é o que eu aprendi aqui no Pioneiro. Não seja um workaholic, mas sempre busque novas coisas para aprimorar a si mesmo. Essa foi a marca que o Pioneiro deixou em mim desde o jardim I até o Ensino Médio.”

Studio dLux Redes Sociais:
Facebook
Instagram
Google+

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn