• Home
  • Notícias
  • Estudo do Meio tem manguezal e ostras na Ilha do Cardoso

Estudo do Meio tem manguezal e ostras na Ilha do Cardoso

26 de abril de 2019

Viagem à Ilha do Cardoso levou estudantes a uma imersão cultural, na qual puderam conversar com moradores locais e visitar lugares naturais importantes da região

No começo de abril, os alunos do 7º ano fizeram um Estudo do Meio no Parque Estadual Ilha do Cardoso, em Cananéia, litoral sul do Estado de São Paulo. O projeto interdisciplinar, que envolveu diretamente e indiretamente História, Ciências, Geografia, Educação Física, Música e Língua Portuguesa, proporcionou aos estudantes vivências em ambientes repletos de práticas incomuns ao seu cotidiano, como entrar em um manguezal e aprender a pescar com os trabalhadores da cooperativa de ostras local.

Eles fizeram reflexões sobre a ocupação do espaço geográfico e sua transformação – como era e o que mudou. Junto a esse estudo, foi feita uma reflexão sobre a região de Cananéia e da Ilha, resgatando sua memória. “As características históricas da região também são estudadas e valorizadas, sempre fazendo relação entre a memória e a história”, explica o professor de História Renato L. Ranieri, um dos professores que acompanhou os alunos na viagem.

Outros aspectos abordados no Estudo do Meio são a fauna e a flora. Na Ilha do Cardoso, os alunos observaram a Mata Atlântica, a restinga, o costão rochoso e o manguezal.

Além disso, o grupo teve a oportunidade de conhecer melhor os moradores do lugar. Em visita a uma cooperativa de ostras, eles puderam experimentar a iguaria. Os alunos também tiveram uma aula de pesca com locais e dançaram ao som tradicional do fandango!

Para ver as fotos da viagem, clique aqui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn