Espeleologia nas cavernas do Petar

19 de agosto de 2015

petarO Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) abriga cerca de 300 cavernas dos mais variados tipos e tamanhos, que possibilitam a abordagem de diversos temas como geomorfologia, espeleologia, biodiversidade, preservação ambiental, movimentos sociais, função de unidades de conservação e parques estaduais.

Com o objetivo de proporcionar aos alunos das turmas de 8º ano a oportunidade de um estudo prático e interessante desses assuntos, organizamos uma saída de Estudo do Meio para a região, na qual eles visitaram cavernas e também tiveram contato com um quilombo.

No roteiro estavam as cavernas Santana (com seus incríveis salões decorados com estalactites e estalagmites), a Morro Preto e a do Diabo. Também conheceram o Quilombo Ivaporunduva às margens do Rio Ribeira do Iguape (em Eldorado), comunidade que atualmente é constituída por cerca de 80 famílias que desenvolvem atividades práticas como a oficina de barreamento. Momento produtivo para discussões sobre a história, tradição, cultura, sustentabilidade e a situação atual dos moradores.

A polêmica construção da hidrelétrica de Tijuco Alto (que poderá atingir a região) foi outro tópico da visita.

Confiram alguns momentos

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn