• Home
  • Notícias
  • Ensino médio visita monumentos históricos de São Paulo

Ensino médio visita monumentos históricos de São Paulo

9 de março de 2018

Turmas do ensino médio realizam saída de estudo do meio e visitam o Monumento às Bandeiras e o Obelisco Mausoléu aos Heróis de 1932. Veja o relato do professor Renato Luginick.

“A visita ao Monumento às Bandeiras e ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 1932 no dia 02/03/2018 foi muito interessante! O projeto chamado de “Momento Monumental” tem por objetivo identificar, reconhecer e refletir sobre as variadas formas de patrimônio: histórico, material, imaterial, artístico ou cultural. Com isso, buscamos respeitar o patrimônio histórico, conhecer mais sobre a nossa própria história, observar e ocupar o espaço da cidade, além de estimular a participação ativa no próprio aprendizado. As saídas foram pensadas sob uma eixo temático que visa discutir patrimônio, cidadania, história e arte, através do “mito do bandeirante paulista”, ou seja, como são forjados os fatos históricos, seus agentes e os lugares de memória. 

obelisco

As primeiras saídas foram para o Monumento às Bandeiras que busca resgatar, em imensos blocos de granito, a diversidade étnica e o trabalho das personagens que desbravaram o Brasil. Em seguida fomos ao Obelisco Mausoléu aos Heróis de 1932, um mausoléu que pretende, através dos mortos, transmitir aos vivos o heroísmo e a coragem dos paulistas. Para que esses monumentos? Quem os fez? Quem os pensou? Quem os vê? Porque lembrar? Qual o lugar do herói na nossa história? Quem são os heróis?

Quem pode estar na saída, provavelmente, ao rever esses monumentos em outro momentos os verá de outra maneira! 

Obrigado a todas e todos pelo empenho!”

Confira as fotos da turma, aqui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn