• Home
  • Notícias
  • Ensino Médio participa de palestra sobre robótica na USP

Ensino Médio participa de palestra sobre robótica na USP

11 de novembro de 2013

2013_11_06_roboconOs alunos do 1º e 2º ano do Ensino Médio participaram da palestra “Concepção espontânea no âmbito da Robocon”, proferida pelo professor Masashi Shimizu, do Tokyo Institute of Technology. O evento foi no dia 4 de novembro no Anfiteatro da Engenharia de Produção da Universidade de São Paulo. A oportunidade de participar da palestra foi mais um convite especial que o Centro Educacional Pioneiro recebeu do Consulado Geral do Japão em São Paulo.

A palestra enfatizou a necessidade de os pesquisadores terem a mente livre para propor soluções novas a velhos problemas. Na maioria das vezes, as pessoas não conseguem se libertar das concepções e pontos de vista que já carregam consigo, devido a sua história e sua formação. Segundo o professor Shimizu, para fazermos descobertas realmente inovadoras, precisamos superar este “senso comum” próprio e essas ideias pré-concebidas que já trazemos ao iniciar a análise de um problema.

2013_11_04_robocon_usp

A turma se encontrou com um ex-aluno do Pioneiro, Gabriel Bustamente. Ele se formou no ensino médio de nossa escola em 2007, foi aluno do curso de Administração da FGV e atualmente cursa Engenharia de Produção na POLI/USP. Ele teve uma experiência interessante com robótica, participando de um torneio internacional no Japão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn