• Home
  • Notícias
  • Em papel: alunos do japonês assistem à apresentação de kamishibai

Em papel: alunos do japonês assistem à apresentação de kamishibai

19 de março de 2019

Os alunos do curso de japonês do Centro Educacional Pioneiro tiveram uma tarde diferente na semana passada: eles assistiram a uma apresentação de kamishibai, ou teatro em papel. A Fundação Japão trouxe à escola a contadora de histórias profissional Flávia Wolffowitz, que levou as crianças a um mundo de imaginação e ensinamentos por meio das narrativas do teatro em papel.

Alunos do curso extra de japonês assistem a apresentação de kamishibai

Com kimono, maquiagem e todos os acessórios típicos e necessários para a apresentação, Flávia iniciou o conto “Omosubi kororin”, que conta a história de um lenhador cujos oniguiris (bolinhos de arroz) rolaram para um buraco onde moravam centenas de ratinhos. O presente que os novos amiguinhos deram ao lenhador despertou a inveja de um vizinho ganancioso, que acabou preso na toca dos ratinhos quando foi exigir o mesmo regalo.

Flávia Wolffowitz contou a história de Omusubi Kororin

Enquanto a contadora de histórias narrava o desenrolar da trama, os alunos comentavam “eu conheço essa!”, “eu sei como termina!”. Isso porque no curso extra de japonês são trabalhados muitos contos infantis, o que aumenta o repertório e o interesse dos pequenos pela língua e pela cultura do Japão.

Flávia acredita que o kamishibai é uma maneira diferente de contar histórias, e por isso “todos param para ver, é mais performático e envolvente”, disse. Ela entreteve os alunos com mais dois contos: “Terra da esperança” (em homenagem aos 110 anos da imigração japonesa no Brasil) e “Kasa Jizou no sítio do pica pau Amarelo: o casamento da Emília” (história que une o folclore dos dois países).

Com certeza os alunos do Pioneiro aprovaram!

O curso extra de japonês está aberto a alunos do Infantil III até o Ensino Médio, divididos em dois dias semanais: segundas e quartas ou terças e quintas das 9h às 10h30 ou das 13h10 às 14h10 (até o 2º ano) e 13h10 às 14h40 (para alunos a partir do 3º ano).

A atividade foi trazida ao Centro Educacional Pioneiro pela Fundação Japão

Conheça mais do trabalho da Fundação Japão e de Flávia Wolffowitz nos links abaixo:

https://fjsp.org.br/
http://www.mardehistorias.com.br/

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn