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Educação física mostra importância do exercício para familiares e alunos

5 de abril de 2019

Dia Mundial do Esporte, celebrado em 6 de abril, promove a conscientização sobre benefícios da prática de exercícios físicos

Correr, pular, brincar, jogar e treinar fazem parte da rotina de Educação Física dos alunos do Centro Educacional Pioneiro, que têm aulas de condicionamento físico e treinos esportivos. Mas mais do que exercitar o corpo, a intenção das aulas é despertar a consciência de que a atividade física é fundamental também para a saúde e para o desenvolvimento intelectual – não só dos alunos, mas também dos pais e responsáveis.

No Pioneiro, os alunos aprendem a se exercitar com jogos e brincadeiras

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os exercícios físicos regulares ajudam a prevenir e tratar doenças não transmissíveis como ataques cardíacos, derrames, diabetes e alguns tipos de câncer, como o de mama. Também previne a hipertensão, sobrepeso e obesidade e melhora a saúde mental, qualidade de vida e bem estar. Atualmente, as doenças não transmissíveis são responsáveis, coletivamente, por quase 70% das mortes no mundo, segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU). No entanto, 3 em cada 4 adolescentes (entre 11 e 17 anos) no mundo não fazem a quantidade necessária de exercícios recomendada pela OMS. A necessidade de se praticar atividades físicas é tão urgente que a ONU instituiu o dia 6 de abril como o Dia Mundial do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz, para promover a conscientização sobre o assunto.

A psicóloga Rebeca Zani Paes, da Associação Paulista de Psicologia do Esporte (APPE), explica que é importante a regularidade na prática do exercício físico porque os resultados esperados não vêm de forma rápida.

De modo geral, a psicóloga explica que os benefícios dos exercícios vão desde o aumento da concentração até a melhora do humor. Para as crianças, ajuda também na socialização e respeito às regras e à autoridade (professor, pais e responsáveis). “Os mesmos benefícios são observados na fase adulta”, acrescenta Rebeca, “incluindo idosos”.

Alunos na ativa!

As aulas de Educação Física do Pioneiro trabalham quatro pilares: físico, social, intelectual e emocional. É um processo de conscientizar sobre os benefícios da atividade física e despertar o interesse, o gosto e a vontade de cada um de se exercitar. E esse processo começa desde a infância.

Na Educação Infantil, as crianças participam de jogos e brincadeiras que desenvolvem a coordenação motora, despertam o entendimento de regras e aumentam o gosto pela atividade física. “Nessa idade elas precisam de algo que desperte alguma emoção, por isso o lúdico é importante”, disse o professor de educação física Maurício Brito. “No esporte a criança está sendo criança e livre para explorar da melhor forma a sua expressividade”, completa Rebeca.

As crianças têm na atividade física uma maneira de se expressar

Já nos Ensinos Fundamental e Médio, as aulas abrangem condicionamento físico e práticas esportivas. Há o cuidado de se respeitar cada um, porque todos são diferentes. “As atividades propõem momentos em que todos possam participar e se sentirem importantes”, explica Maurício. “Por exemplo, para incentivar um aluno que não tem muita força, pode-se alterar uma regra em que basta encostar na pessoa para roubar a bola, valorizando a velocidade”.

Na Educação Física, os alunos aprendem a valorizar diversas características, como velocidade, força, tática e trabalho em equipe

Mas, como em todo esporte, é feito também o trabalho com os jogos de competição. Há, portanto, atividades de inclusão mas também as que eliminam, que fazem parte da prática esportiva e ajudam a lidar com as frustrações.

Quando há grandes eventos esportivos, como Copa do Mundo ou Olimpíada, os alunos se dividem em grupos e fazem também trabalhos de pesquisa. São abordados temas como dopping, política, boicote etc.

Envolvimento dos pais e responsáveis

O professor Maurício enfatiza que a conscientização não deve ser apenas dos alunos, mas também da família. É ela que proporciona experiências, vivências e os bens materiais da criança e do jovem e, consequentemente, o tempo e a oportunidade de eles se exercitarem. Por isso, nas reuniões de pais é enfatizada a importância de acompanhar os filhos nessas atividades. “É a lei dos 5 minutos. Qualquer 5 minutos que você passe ao lado do seu filho, por menos tempo que seja, mas se for bem aproveitado, houver conexão, contato, se a criança ver que você se interessa, se esforça, já vai ter valido a pena. Tem que tirar seu pai de casa”, incentiva o professor.

As famílias também precisam incentivar as crianças a fazerem atividades físicas; na foto, familiares participam do Torneio das Cores

Além disso, o Pioneiro também promove a integração de familiares e alunos em atividades físicas com eventos como o IntegraPio, Undoukai e Torneio das Cores. São momentos em que os adultos podem se divertir e participar de gincanas e brincadeiras junto com seus filhos, criando laços e incentivando o exercício.

Outra opção para “tirar os pais de casa” são os jogos esportivos noturnos. Às quintas-feiras, das 20h40 às 22h, há o futebol dos pais. Às sextas-feiras, mesmo horário, é a vez de pais e mães jogarem voleibol na quadra no Pioneiro. Professores, funcionários e pais também jogam basquete juntos, em datas a combinar, formando um time competitivo, de respeito e integração. Os times participam de jogos interescolas, com ex-alunos e alunos do Ensino Médio em todas as modalidades.

Como escolher?

Para quem quer começar uma vida de exercícios e esportes, fica a dúvida de por onde começar. Tanto Maurício como Rebeca concordam que depende muito do gosto de cada um. “No Pioneiro apresentamos de tudo para que o aluno consiga se adaptar em qualquer lugar, em qualquer país, em qualquer tipo de atividade”, diz o professor. A psicóloga recomenda basear-se na motivação. “Podemos nos referir à motivação como o fator que leva à uma ação, e a pessoa precisa ter essa motivação bem definida”, conclui.

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