E com vocês: o PIO literário!

15 de setembro de 2018

Alunos do 6º ano fizeram a cobertura jornalística do evento que elegeu a riqueza das obras literárias como tema da Mostra Cultural de 2018

As salas de aula do Pioneiro foram tomadas pelas mais diversas manifestações artísticas inspiradas em obras da literatura. Quem passou por aqui neste sábado (15) foi convidado a mergulhar em um universo pra lá de mágico, com jogos de aventura inspirados em histórias medievais, cidades sustentáveis e futurísticas e até uma peça teatral que dá outros finais ao clássico infantil de Branca de Neve.

As ricas produções da 17ª Mostra Cultural nasceram da leitura de diversos gêneros da literatura, do romance aos contos de terror. E como definiu a escritora Alice Ferreira: “Ler é viajar sem sair do lugar… É navegar em um mar de palavras, é e sonhar mesmo estando acordado”. Mais do que isso, para o PIO, o despertar da leitura é um convite à formação de alunos criativos e cada vez mais conscientes do mundo em que vivem.

A leitura desenvolve a escrita, estimula o raciocínio e facilita a abordagem interdisciplinar de conceitos e experiências de mundo, afirma Irma Akamine Hiray, diretora do Centro Educacional Pioneiro. Sem contar no impacto coletivo da literatura, uma vez que os alunos são estimulados a socializar suas experiências e interagir, reforça a coordenadora Gisa Gasparotto, de Língua Portuguesa.

Toda efervescência da Mostra Literária do Pioneiro, que inclui mais de 30 instalações, foi relatada em tempo real pelos alunos do 6º ano. Eles fizeram a cobertura jornalística de cada um dos trabalhos e trouxeram as notícias quentinhas em tempo real para o site oficial do Pioneiro, as redes sociais e para o informativo eletrônico #sigaoPIO.  Para saber um pouco mais sobre cada um dos trabalhos e sobre a preparação para se tornar repórter por um dia, acompanhe as matérias a seguir.

Veja as atividades da Mostra para os pequenos do Infantil.

Mais sobre os trabalhos do Fundamental I.

Prestigie os trabalhos do Fundamental II.

Confira os trabalhos do Ensino Médio.

Acesse o álbum de fotos aqui

Os nossos palestrantes foram sucesso de público e de crítica. Teve o Reginaldo Prandi, autor de “Feliz Aniversário”, a editora Thaisa Burani, falando sobre “Laika”, a Madalena Monteiro, que contou um pouco mais sobre “Os filhos do caçador e outras histórias”, José Roberto Torero, de Branca de Neve e as Sete Versões e a contação de história com Zenaide, que elegeu a obra “Os tesouros de Monifa”. Veja como foi: 

Reginaldo Prandi
Madalena Monteiro
Thaísa Burani
José Roberto Torero
A contadora Zenaide

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn