Doze horas de muito talento e emoção

6 de dezembro de 2018

Alunos dos Cursos Extras do Pioneiro se reuniram para apresentar seus projetos a toda comunidade escolar. A programação foi extensa e contou com mais de 12 horas de apresentações esportivas, musicais, ballet, jazz, peças teatrais, exposições, entre outras.

Trecho do espetáculo “O Rei Leão”

Os mais de 20 Cursos Extras do Pioneiro têm como objetivo ampliar o universo cultural das crianças e jovens e desenvolver habilidades essenciais que nem sempre podem ser trabalhadas em profundidade no período regular.

Neste sábado (1/12), aconteceu o Encerramento dos Cursos Extras do Pioneiro, evento no qual alunos apresentam projetos e trabalhos desenvolvidos durante o ano. Os números impressionam: cerca de 500 jovens e 80 profissionais planejaram e produziram as mais de 20 atrações, entre graduação do judô, oficinas, exposições, recitais, musicais e peças.

Todos os trabalhos apresentados exigiram grande dedicação dos estudantes e professores. “O Teatro Musical, por exemplo, tem como objetivo desenvolver a expressão corporal e a liberdade criativa, através do contato com canto, dança e interpretação de forma integrada. Para que eles consigam conciliar tudo isso, durante as aulas, os alunos trabalham por meio de diversos mecanismos, que vão desde exercícios de ritmo, respiração e voz, até atividades de autoconhecimento do corpo e de estímulo à criatividade e improvisação”, diz a professora Rozangela Rodrigues, diretora geral do curso de teatro. Ela completa: “Buscamos que eles despertem a sensibilidade e as intuições que têm a ver com o universo imaginário do teatro. O objetivo é instrumentalizá-los, para que possam utilizar isso da melhor maneira em sua vida”.

A turma do Fundamental I apresentou o espetáculo “Alice no País das Maravilhas” e o Fundamental II, o musical “Mamma Mia!”, com assistência de direção e coreografias do professor Giulio Mezzacapa e direção vocal do professor Vitor Vivolo.

Laura Braghetti Correia (6º ano C), intérprete da curiosa Alice, conta que, além do trabalho em sala de aula, praticava em casa e chegou a ensaiar a peça inteira com a ajuda de sua irmã. Quando questionada sobre a experiência de atuar como protagonista, resumiu alegremente: “Foi incrível e complexo para mim. Em 2017, fizemos a peça “Os Saltimbancos”, mas eu tinha poucas falas. Este ano, como personagem principal, tive de me preparar muito mais. Eu adorei!”.

Respeitável público

Familiares e amigos compareceram em peso às apresentações e se emocionaram com a performance dos alunos. Ricardo Chindi Fujii, pai da Aline Yumi (6º ano A) e Camila Lie (3º ano B), comenta sobre o desenvolvimento de suas filhas: “Fiquei muito feliz com a evolução da Aline Yumi e de todo o time de handball pré- mirim do Pio, o que resultou na medalha de prata da Liga Escolar. No circo, fiquei surpreso com a agilidade e destreza da Camila Lie na lira (bambolê suspenso), movimentando-se com naturalidade a quase três metros de altura!”

Este evento, entre outras apresentações, fecham o ano de 2018 com chave de ouro. Juára Salomão Miamoto, Coordenadora dos Cursos Extras e Período Integral Opcional comentou: “É muito gratificante acompanhar o desenvolvimento, entusiasmo e dedicação dos alunos, professores e instrutores, nos mais de 20 cursos extras que oferecemos”.

Confira aqui o álbum de fotos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn