Dia da Escola: uma homenagem à vida de Dona Michie

18 de setembro de 2019

Alunos cantaram o Hino da Fundação e apresentaram peça de teatro sobre a fundadora do Pioneiro

Hoje, dia 18 de setembro, comemora-se o aniversário de Dona Michie Akama, fundadora do Centro Educacional Pioneiro, que hoje completaria 116 anos. Todos os anos, nesta data, celebramos o Dia Da Escola. Em 2019, a Fundação Instituto Educacional Dona Michie Akama completa 60 anos e, por isso, os alunos prepararam uma apresentação especial: um teatro que conta a história de vida de Dona Michie.

Emilie Chen (de quimono) escreveu e produziu, com o grupo de teatro, a peça sobre a vida de Dona Michie Akama

A diretora geral Irma Akamine Hiray explicou o que é o Dia da Escola e a sua importância neste ano comemorativo. Foi exibido um vídeo dos alunos dos 6ºs e 7ºs anos cantando o Hino da Fundação e depois o grupo de teatro se apresentou.

A diretora Irma Hiray explicou aos alunos o que é o Dia da Escola

Emilie Chen, aluna do 2º Médio, pôs-se à frente das pesquisas em arquivos e fotos antigas e escreveu o roteiro da peça que começa com a pequena Michie e seus sonhos. Acompanha nossa protagonista quando se muda para o Brasil com o marido Jiuji Akama, vai trabalhar nas lavouras de café e decidem abrir uma escola de corte e costura.

Dona Teruko e tia Eva

A trajetória de Michie como educadora no Brasil, até instituir uma Fundação e construir o Pioneiro, foi contada pelos alunos para as turmas da manhã e da tarde.

Dona Teruko Tsutsumi e Eva Maria da Silva foram homenageadas na peça. Dona Teruko, que trabalhou na escola por mais de 30 anos e hoje ainda é presença constante no cotidiano escolar, representou a Dona Michie. Já a “tia” Eva completou 40 anos de casa este ano. Na peça, ela desempenhou o papel que coube a ela por muitos anos: acompanhar e cuidar da Dona Michie.

Essa é uma história que merece ser relembrada e passada adiante não somente neste ano, mas para todos que fazem parte da nossa comunidade. Que o legado de determinação e amor pela educação que Dona Michie nos deixou sirva de inspiração para nortear nossos passos hoje e sempre.

Akama sensei, otanjoubi omedetou gozaimasu!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn