• Home
  • Notícias
  • Cursos Extras promovem integração e complementam o aprendizado

Cursos Extras promovem integração e complementam o aprendizado

26 de fevereiro de 2021
Alunos do Teatro Musical durante apresentação no final de 2020

A escola é um espaço de convivência, vivências, trocas, construção de conhecimento e aprendizados. O currículo do período regular abrange uma série de habilidades e competências (acesse este link para saber mais sobre a BNCC), que são desenvolvidas com a criança e o jovem ao longo de suas jornadas na Educação Básica. E para complementar a formação integral do(a) aluno(a), oferecendo ainda mais oportunidades de explorar suas capacidades e interesses, o Pioneiro oferece diversas opções de Cursos Extras.

Perguntas e respostas sobre o retorno presencial
“Do que vou sentir saudade? Sinceramente, de tudo”
Em busca dos sonhos: alunas comentam por que fazem o Pioneiro High School

São mais de 20 cursos (ver lista ao final do texto) que trabalham o cognitivo, o intelectual e o motor de acordo com cada faixa etária. Além disso, apresentam novas culturas (por exemplo, com a Língua Japonesa e o Programa de Educação Bilíngue) e estimulam o raciocínio, como os cursos de Soroban e Desafios da Matemática. A coordenadora dos Cursos Extras, Juára Miamoto, enfatiza que o Curso Extra é também uma oportunidade de desenvolver o social: “o(a) aluno(a) tem a oportunidade de interagir com outros colegas e professores, que muitas vezes não são os mesmos com quem ele convive no regular”.

Mas esses benefícios são vistos mesmo nas aulas remotas? Juára garante que sim. “Os cursos, apesar de estarem no formato remoto, estão tendo um bom rendimento cognitivo, grande aprendizagem. Claro que não é igual ao presencial, principalmente no desenvolvimento social, mas de forma geral, estão capacitando os alunos, alguns proporcionando momentos diversificados e de descontração como os de judô, teatro e violão, além de proporcionarem interação com outros colegas”, explica.

O Pioneiro escolhe os cursos a serem oferecidos a partir dos interesses das crianças e do quanto podem contribuir no desenvolvimento das habilidades e complementar os conhecimentos dos jovens. No entanto, isso não significa que todas as atividades são indicadas para todas as crianças.

Os cursos já estão pré-definidos de acordo com a idade e há a opção de fazer uma aula experimental, para o aluno conhecer um pouco do curso e do professor. “Acreditamos em um período de adaptação”, explica Thais Yamamoto, assistente da coordenação dos Cursos Extras. “Cada curso tem um propósito diferente e cada criança tem um tempo diferente para se permitir experimentar o novo”, diz. É preciso respeitar os interesses de cada um. “Tudo depende do propósito de cada família, voltado mais para os esportes ou línguas ou uma mescla dos dois. As atividades precisam também ser prazerosas para o aluno.”

Confira a seguir a lista dos Cursos Extras oferecidos pelo Pioneiro!*

Período Integral Opcional I e II – presencial
Programa de Educação Bilíngue – remoto
Língua Japonesa – remoto
Oficina Literária – remoto
Desafios da Matemática – remoto
Soroban – remoto
Teatro – remoto
Teatro Musical – remoto
Judô – remoto
Violão – remoto
Ballet – remoto (sem turmas no momento)
Jazz – remoto (sem turmas no momento)
Danças Urbanas – remoto (sem turmas no momento)
Circo – remoto (sem turmas no momento)
Período Adicional – suspenso
Mangá – suspenso
Construindo com Minecraft – suspenso
Iniciação Esportiva – suspenso
Aperfeiçoamento Esportivo – suspenso
Treinamento esportivo (vôlei, futebol, handebol e badminton) – suspenso
Xadrez – suspenso
Ikebana – suspenso
Natação (parceiro)

*Alguns cursos estão suspensos devido à quarentena. Se houver interesse, favor enviar um email para extracurriculares@pioneiro.g12.br e, se forem oferecidos em um momento posterior, entraremos em contato. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn