Cultura e diversão no Festival do Japão

2 de agosto de 2018

PIO se apresentou na arena principal do evento e compartilhou com o público técnicas de desenho japonês (mangá), de teatro em papel (kamishibai), de arranjos florais (ikebana) e de poema japonês (Haicai)

O Pioneiro marcou presença no 21º Festival do Japão, um dos maiores eventos do mundo de cultura japonesa, realizado nos dias 20, 21 e 22 de julho. A escola participou das homenagens à comemoração dos 110 anos da imigração japonesa no Brasil, apresentando uma dança especial no palco principal do evento; e ocupou um estande em uma área dedicada às crianças, com oficinas de mangá, de kamishibai, de ikebana e de Haicai.

Alunos do sétimo ano foram responsáveis pela oficina de Haicai. Eles explicaram como se produz o tradicional poema japonês e convidaram os participantes a criar seus próprios versos, sob a orientação da professora Thaís Morgato Martin. As alunas Naomi e Karina Inoue, de 10 e 6 anos, prestigiaram a oficina de mangá, no sábado, liderada por Allyson Carvalho Batista, da equipe de professor Fábio Shin, e aprenderam algumas técnicas de simetria. “Eu gostei bastante, foi muito legal ver a minha escola aqui. Eu adoro desenhar e colorir”, disse Karina, que desenhou um gatinho parecido com o Pioneko.

O kamishibai, tradicional teatro em papel japonês, encantou crianças e adultos com a lenda do Tanabata, que deu origem ao ato de pendurar um pedido em um árvore. A árvore, aliás, repleta de pedidos, estava disposta logo à frente do estande do PIO. Já o kamishibai foi apresentado pela coordenadora de japonês Edna Tanaka e pelos professores Mariko Takechi e Tanyno Marcante Martinez.

O Pioneko, nosso mascote, esteve presente no estande e posou ao lado de crianças e de adultos. A apresentação de dança japonesa na arena principal do evento foi liderada pela coordenadora de japonês Edna Tanaka e pela professora Rozangela Maria Lipere Rodrigues, em parceria com outros colégios.

“Nossa identidade está ligada a valores da cultura oriental e celebrá-los com o público é uma forma de reforçarmos nossos alicerces e divulgarmos nossa instituição. Foi um grande prazer para mim, professores do PIO e voluntários participar do Festival”, disse Irma Akamine Hiray, diretora geral do Centro Educacional Pioneiro.

O evento recebeu mais de 200 mil pessoas interessadas nos shows musicais, atrações culturais, danças típicas ou culinária regional das províncias japonesas. A Praça de Gastronomia, uma das principais atrações do evento, reuniu estandes de 47 províncias do Japão, representando a culinária típica de cada região, e as entidades beneficentes da comunidade nikkey de São Paulo. Toda a renda arrecadada na praça de alimentação vai beneficiar 54 entidades convidadas para o Festival.

O evento foi promovido pela Federação das Associações de Províncias do Japão no Brasil e realizado no São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, em São Paulo. Para acessar o álbum de fotos, clique aqui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn