• Home
  • Notícias
  • Conheça as novidades no descarte dos resíduos sólidos no Pio

Conheça as novidades no descarte dos resíduos sólidos no Pio

2 de outubro de 2018

Alunos do Integral Opcional lideraram um programa que mobilizou a comunidade escolar para a importância da destinação consciente dos resíduos

Um grupo de estudantes, com missão de compreender a situação dos descartes de resíduos sólidos na escola, deu início em março a um amplo trabalho de pesquisa sobre o tema. Pouco a pouco identificaram os hábitos de consumo e definiram locais estratégicos para instalação dos coletores. O desafio de todos eles? Não só aprimorar o manejo como questionar padrões pré-estabelecidos, como o uso de sacos plásticos.

Após seis meses de conversa e análises, cada sala de aula recebeu um segundo coletor, tornando possível separar recicláveis de não recicláveis. Mas era preciso ir além e compartilhar conhecimento. Por esta razão, os líderes do Integral Opcional visitaram todas as salas de aula, além das salas do setor administrativo e coordenação para compartilharem os informes básicos sobre descartes.

Coletores também foram instalados em áreas de grande circulação. Maiores e repintados, foram identificados nas cores verde e cinza para acondicionar os recicláveis e não recicláveis, acompanhados de banners explicativos. Já para receber os resíduos orgânicos, coletores foram pintados de marrom e dispostos no refeitório, no pátio e na copa da sala dos professores. Aliás, restos orgânicos compostáveis podem ser descartados em composteiras, distribuídas em cada um dos andares da escola.

Sacos plásticos dos coletores foram substituídos por duas folhas de jornais em dobradura. “Foi um trabalho inspirador e extremamente importante, pois gerou um aprendizado coletivo”, diz Juára Salomão Miamoto, coordenadora do Período Opcional. “Ao preservar nossos recursos, as crianças contribuem para a sustentabilidade do planeta”, afirma.

Os alunos ainda instalaram uma caixa para coleta de sugestões, críticas e elogios e vão se reunir periodicamente para acrescentar melhorias ao projeto. “Buscamos redução dos resíduos produzidos aqui na escola como consequência de conversas e esclarecimentos a partir do descarte coerente e mais consciente”, diz Marcia Sacay, coordenadora de Ciências.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn