Conectados em Tóquio

14 de agosto de 2018

PIO marcou presença em evento mundial de produção de vídeos realizado em Julho no Japão. Interação com outras culturas foi o ponto alto do evento

KWN Global Summit 2018 Week

O Pioneiro esteve em Tóquio, na última semana de julho, com alunas do 9º ano e do 1º ano do Ensino Médio, em um evento mundial chamado KWN Global Summit 2018, que reuniu estudantes de 16 países premiados pela Panasonic no início deste ano. O Centro Educacional Pioneiro representou o Brasil com o vídeo The Incredible Rainbow Boy, que conta a história de um menino que resgata os colegas de uma espécie de “inércia tecnológica” e revela os perigos de priorizar a vida virtual. Munidos de câmera de vídeo e microfones profissionais, cedidos pela empresa, os alunos esmiuçaram os dilemas das relações sociais em um mundo cada vez mais conectado. Todos os vídeos selecionados e suas premiações estão disponíveis no site do evento.

KWN Global Summit 2018 Week

A proposta do encontro no Japão foi reunir os 54 jovens líderes estudantis premiados (ou seus representantes, como no caso do PIO) e aprofundar a ideia de coletividade e coexistência pacífica. Tendo como base o conceito “crie o nosso futuro juntos”, os estudantes foram convidados a refletir sobre questões fundamentais de seus países e compartilhá-las com todo o grupo, em busca de soluções com potencial de serem replicadas e de transformação do futuro em sociedade.

 

 

KWN Global Summit 2018 Week

Júlia Aiko Uehara e Júlia Akemi Kubota, que representaram o PIO, tiveram a oportunidade de conhecer a capital do Japão,  participaram de workshops e interagiram com os demais jovens em uma série de debates sobre temas como meio ambiente, distribuição de recursos e diferenças culturais, expondo pontos fracos e fortes de seus países e sugerindo intervenções.

Para a professora Débora Amorim Radanovitsck, que acompanhou as meninas, a experiência estimulou habilidades essenciais para um desenvolvimento autônomo e responsável. “As meninas puderam perceber o tamanho do impacto de suas colocações na construção de um mundo melhor”, disse. Segundo a professora, as alunas ficaram impressionadas com a riqueza cultural na troca de experiências, principalmente com colegas da Ásia e da África.

As duas Júlias também fizeram passeios por bairros históricos e revitalizados de Tókio, como Nihonbashi, subiram na Tokyo Tower, visitaram um templo budista e um famoso complexo de aquários da cidade, além de experimentarem a gastronomia japonesa no famoso prédio da Mitsukoshi. Elas ainda tiveram a experiência de se deslocar de transporte público até a estátua do cão Hachiko, no bairro de Shibuya, além de visitar lojas e restaurantes populares e conhecer o complexo Disney Sea.

 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn