• Home
  • Notícias
  • Casa Modernista é palco de atividade cultural realizada pelo Ensino Médio

Casa Modernista é palco de atividade cultural realizada pelo Ensino Médio

6 de junho de 2017

Um olhar para a arquitetura e o desenvolvimento da cidade de São Paulo

Nova programação do ensino médio estimula estudantes a ter um novo olhar sobre São Paulo. Uma vez por mês, durante os plantões, eles realizam uma atividade cultural e observam a arquitetura e as mudanças que ocorreram com o desenvolvimento da cidade.

casa modernista

A Casa Modernista foi a parada escolhida para o mês de junho. Durante a visita monitorada, o grupo de alunos conheceu a história do local e do seu criador. O contexto em que foi construída, anos 20 do século XX, foi marcado pelo movimento modernista em diversos campos do conhecimento, inclusive na arquitetura. A casa é um marco desse movimento na São Paulo que se modernizava a passos largos. Industrialização, trabalho, imigração, artes plásticas, arquitetura, relação público e privado, patrimônio e memória foram alguns assuntos que abordamos na visita. No bairro da Vila Mariana de 2017, sentados na sala de estar de uma casa construída em 1927, conseguimos perceber a mentalidade de outras épocas e o ritmo incessante do crescimento de São Paulo.

O imenso jardim é um convite para a contemplação. O barulho caótico da cidade se mistura ao canto dos pássaros na casa que completa 90 anos de sua construção. O espaço, hoje público, já foi residência familiar, abandonada, ocupada, espaço cultural e museu.

Saímos da visita, caminhando pela cidade, com o olhar transformado e mais atento para a arquitetura e sua intensa relação com a cidade.

Confira as fotos da visita.

 Renato Luginick – Professor de História

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn