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Ar e vento: criatividade e curiosidade guiam a aprendizagem

8 de novembro de 2017

A turma do Infantil II, da professora Gláucia Almeida, está descobrindo a importância do ar para a vida humana. Confira no relato da professora como esses pequenos estão envolvidos e buscando por respostas:

“Os alunos do Infantil II B estão estudando, através de experimentações, a importância do ar, sua função e utilização do vento em algumas brincadeiras e atividades. Na primeira aula do projeto “Ar e vento”, o objetivo era fazer com que as crianças percebessem o ar. Então, sentados em roda, pegamos uma bexiga enchemos e após brincarmos estouramos. Surgiram daí as seguintes hipóteses:                                                                    

  • Como conseguimos encher a bexiga?                                                                                                
  • O que ficou dentro dela?                                                                                                                       
  • Depois que estouramos o que saiu de dentro dela?                                                                        

Na próxima aula, fizemos uma experiência utilizando um copo e uma bacia com água. Viramos o copo (boca para baixo) com cuidado dentro da bacia e observamos que a água não entrou no copo. Então, inclinamos o copo lentamente e percebemos que conforme o ar sai de dentro do copo, a água entra. Neste momento, formam-se bolhas. Expliquei às crianças que é o ar em movimento dentro da água que forma as bolhas. Basta ver também o que acontece quando sopramos a água com um canudinho.                    

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Em outro momento, percebemos que a bolha de sabão se forma ao assoprarmos, pois fica cheia de ar. E quando estoura é porque o ar saiu. Então aproveitamos para fazermos muita bagunça e brincamos bastante com essa experiência.                                                                          

Também procuramos entender a ação do ar para a nossa sobrevivência e em roda pedi que todos os alunos prendessem a respiração por alguns segundos. Eles relataram sentir um pouco de falta de ar. Ao perceberem essa sensação perguntei:                                                                   

  • Por que sentiram essa sensação?
  • O que faltou para que sentissem isso?

Após entendermos a importância do ar para a nossa sobrevivência, perguntei aos alunos para onde o ar vai quando respiramos, então, assistimos ao vídeo Sid O cientista – Pulmões e em roda conversamos sobre o filme e os alunos foram questionados novamente se todo ar que respiramos é saudável. Então chegamos à conclusão que não só o ar nos é indispensável, como sua qualidade também influi muito em nossa saúde. Nas grandes cidades, a existência de gases poluentes oriundos dos automóveis e das fábricas pode prejudicar o funcionamento de nosso aparelho respiratório, especialmente das crianças, que podem acabar desenvolvendo doenças respiratórias, como bronquite e rinite. A sequidão do ar também influencia no aparecimento desses males.

Você pensa que nosso trabalho já acabou? Ainda não!!! Vamos explorar o vento e perceber se a ação dele pode prejudicar a natureza, influenciando diretamente nas nossas vidas.”

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