Alunos apresentam Clubinho Truques e Trecos na USP

27 de março de 2019

Evento FIC Maker promoveu aprendizagem “mão na massa” com projetos de escolas

(Da esq. para a dir.) Lucas Carvalho, Diego Shimoda, Elaine Macedo, Beatriz Kitahara, Aline Hirata e Allan Queiroz

Eles estão nos 4º e 5º anos do Fundamental, mas falam com a segurança e a tranquilidade de um adulto que faz isso há muitos anos. Aline Hirata, Beatriz Kitahara, Diego Shimoda e Lucas Carvalho representaram o Clubinho Truques e Trecos, do Centro Educacional Pioneiro, no 3º Festival de Invenção e Criatividade (FIC Maker) na semana passada, na Universidade de São Paulo (USP). Eles mostraram ao público passante como utilizar restos de materiais na construção de diversos tipos de objetos.

“As pessoas achavam a gente muito fofinhos, muito pequenos”, diverte-se Aline. No entanto, eles demonstraram como é possível criar novos objetos com restos de produtos eletrônicos, por exemplo, e encantaram os participantes do evento.

Lucas conta que o público levava um susto com a escovinha com vibracall. “Eles pegavam achando que era uma escova normal e, ao apertá-la, ela tremia”, lembra. Eles desmontaram um aparelho de celular e juntaram o mecanismo do vibracall com a escova, fazendo com que ela vibrasse.

“Fizemos um boneco com LED em uma das mãos”, conta Beatriz, que sabe exatamente o motivo de a lâmpada ter parado de acender depois. “Mas precisa apertar mais, ela soltou”.

Ao lado de outros expositores de escolas públicas e particulares, nossos alunos levaram ao estande da FIC Maker cerca de 60 kits de criatividade, contendo retalhos, fios, parafusos, restos de papel e papelão, fitas etc. A ideia era o participante abrir um kit e construir algo com o material contido no saquinho. Os alunos ajudavam e davam dicas.

Outro sucesso entre o público da FIC foi o separador de moedas, também um invento do Clubinho que foi levado como demonstração. É uma caixa em que você deposita uma moeda e ela automaticamente cai na gaveta que indica o seu valor. “As pessoas achavam que era mágica, ficavam impressionadas”, fala Diego, orgulhoso. O separador foi uma ideia trazida pela professora à aula do Clubinho e desenvolvido e montado pelos alunos do curso extra.

Separador de moedas conquistou o público do festival
As moedas são colocadas no topo da caixa e caem nas gavetas correspondentes ao seu valor

Clubinho Truques e Trecos

Aline, Beatriz, Diego e Lucas adoram o Clubinho, que integra o quadro de cursos extras do Pioneiro. “Eu gosto do Clubinho porque gosto de pensar e usar minha criatividade”, explica Diego.

Com as atividades orientadas eles aprendem muitas práticas, como a usar a pistola de cola quente (apenas com luvas próprias), mas o que eles mais gostam é da Oficina Livre, em que podem criar o que quiserem; e os Cartões Desafios, em que devem achar um modo de criar o que foi pedido.

Todos os quatro frequentam o curso há mais de um ano, e foram ao FIC Maker pelo sistema de rodízio. “Sempre que há um evento, procuramos levar os alunos que ainda não participaram. Gostamos que todos tenham essa oportunidade”, diz Elaine Macedo, coordenadora do período Integral Opcional e Adicional.

O Clubinho acontece às quintas-feiras, tanto para o Opcional/manhã como para o Opcional/tarde. Este ano, são duas oficinas no período da manhã e três no período da tarde.

Alunos orientam opções de reuso para peças sobressalentes e retalhos

FIC Maker

O Festival de Invenção e Criatividade celebra o espírito inventivo, colaborativo e mão na massa da educação brasileira. O FIC tem como objetivos divulgar, inspirar e facilitar a implementação de atividades de aprendizagem mão na massa em ambientes educacionais formais e não formais de todo o país.

A terceira edição do Festival de Invenção e Criatividade aconteceu na USP, em conjunto com a FEBRACE 2019 – 17ª Feira Brasileira de Ciências e Engenharia entre os dias 19 e 21 de março.

O FIC é organizado conjuntamente pelo CITI (USP), Lifelong Kindergarten (MIT Media Lab), Fundação Lemann e Rede de Aprendizagem Criativa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn