Adivinhando os nomes e construindo o conhecimento

7 de abril de 2016

adivinhando-o-nomeO trabalho em grupo ou em duplas é uma oportunidade de construir coletivamente o conhecimento. Aproveitando essa interessante forma de interação, desenvolvi com meus alunos uma atividade que chamei de adivinhando os nomes.

A ideia inicial foi de que cada grupo receberia as letras correspondentes ao nome de um dos alunos e em equipe organizaria as letras até descobrir o nome escolhido. Mas para aumentar o desafio, propus uma nova dinâmica: ditar as letras do nome de uma maneira desordenada.

Os alunos se animaram e cada grupo desenvolveu as suas estratégias de trabalho. Um grupo dividiu as letras entre os membros, o outro apostou na organização em ordem alfabética e alguns optaram por separar as vogais e as consoantes.

Essa atividade promoveu a integração do grupo e funcionou como um momento de reflexão, no qual cada um foi capaz pensar como escrever o nome do amigo. Foi uma experiência de troca, em que cada um se deparou com diferentes percepções.

Fiquei muito contente com essa atividade, pois senti a colaboração entre os alunos, o respeito às diferenças e o empenho de cada um.

Professora Cássia Santos – 2º ano B

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn