A tecnologia a serviço da educação

12 de outubro de 2018

Profissionais do Pioneiro participam de encontros que discutem boas práticas no uso da internet em sala de aula e possibilidades da linguagem da programação

Elaine e Allan na Conferência de Aprendizagem Criativa, em Curitiba

Em um momento em que a tecnologia se colocou como interface para o aprendizado e para as relações humanas, saber se comportar no meio digital e se proteger de suas armadilhas são lições que cabem não só à família, mas também à escola. Por esta razão, o Pioneiro está empenhado na tarefa de evoluir cada vez mais em dois temas cada vez  relevantes para a educação de nossas crianças: aprendizagem criativa e cidadania digital.

Aprender de modo criativo, como o nome já diz, trata de incorporar metodologias educacionais baseadas na exploração do mundo de forma lúdica, o que inclui aprendizado baseado em projetos e colaboração do coletivo na elaboração do conhecimento. Nesse sentido, do “aprender fazendo”, princípio da educação maker que o Pioneiro adotou há algum tempo, há inúmeros avanços e possibilidades a se explorar.

No mês passado, dois profissionais da área de tecnologia do Pioneiro foram convidados a participar da 1ª Conferência Brasileira de Aprendizagem Criativa, que aconteceu em Curitiba. Elaine Silva Rocha Sobreira e Allan Moreira, assessores pedagógicos de tecnologia educacional do Pioneiro e membros da rede brasileira de aprendizagem criativa, ministraram oficinas e participaram de uma mesa redonda de projetos criativos com o “Clubinho Truques e Trecos”, um orgulho e tanto do Pioneiro.

“Nas oficinas, compartilhamos com o grupo uma série de atividades ‘desplugadas’ que adotamos no Pio, nas quais as crianças aprendem etapas da programação sem estarem conectadas à tecnologia”, diz Allan. Elaine contou como foi compartilhar a experiência do Cubinho Truques e Trecos: “Falamos bastante sobre como proporcionar momentos que estimulam a criatividade por meio de desafios, com materiais baratos e fáceis de conseguir”, afirmou Elaine.

Em agosto, a coordenadora de Tecnologia Educacional no Centro Educacional Pioneiro, Débora Sebriam, participou de um workshop que tratou dos impactos da exposição de crianças e adolescentes na internet. O workshop, promovido pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), em parceria com a SaferNet Brasil, trouxe reflexões sobre o papel da escola e da família na educação de crianças e jovens na era digital.

Afinal, quando é hora de falar sobre segurança? O que devemos ensinar sobre privacidade? Qual a nossa responsabilidade com informações que compartilhamos? Para quem não está familiarizado, a cidadania digital trata, como o nome já diz, do uso responsável da tecnologia, de compreender e aplicar normas de conduta, conhecer os direitos e respeitar os deveres no ambiente virtual.

Segundo Débora Sebriam, para enfrentar os desafios da sociedade digital, a equipe promove debates, palestras e encontros de cocriação para construir colaborativamente bases sólidas sobre essa temática. “Educar para boas práticas no ambiente digital faz parte da preparação para a vida adulta e é fundamental que crianças e adolescentes desenvolvam habilidades para lidar com os riscos à sua volta”, afirmou.

Debora Sebriam ainda participou de um curso de formação de professores multiplicadores da Safernet e da NIC.br sobre uso consciente e responsável da Internet, o que incluiu compreender o cenário brasileiro de uso da Internet por crianças e adolescentes, diferentes tipos de violações a direitos estratégias de orientação, prevenção, autocuidado e promoção da cidadania online.

No mês passado, o Pioneiro recebeu a advogada Simone Munhoz para falar sobre os desafios da sociedade digital com o Ensino Fundamental II e Médio sobre os desafios da sociedade digital. Simone trouxe temas como plágio, envio de fotos íntimas (nudes), fake news (notícias falsas), uso do Whatsapp, cyberbullying e Estatuto da Criança e do Adolescente. É o Pio preparando alunos e professores para a vida conectada!

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn