A construção do futuro do PIO

3 de setembro de 2018

Projeto Político Pedagógico vai unir esforços para priorizar – e realizar – as demandas mais importantes da comunidade escolar

O Centro Educacional Pioneiro está em fase de conclusão de seu Projeto Político Pedagógico (PPP), um documento vivo desenvolvido há mais de três anos com o objetivo de estabelecer as diretrizes que vão nortear os trabalhos da instituição. A reflexão vem sendo feita por um grupo que inclui membros do Conselho Curador da Fundação, da direção geral do Pioneiro, coordenadores, professores, funcionários e pais. Apenas este ano, foram realizados quatro encontros com as famílias, sendo o último em agosto, até que o material ganhasse corpo e fosse aprovado em assembleia.

Para dar início aos trabalhos foi necessário revisitar as origens do Pioneiro, que datam de 1933, quando sua fundadora, Sra. Michie Akama, deu início ao ensino de corte e costura e língua japonesa, semeando os valores da cultura japonesa no Brasil. Desde então, a missão do PIO continua a mesma: proporcionar aos alunos situações motivadoras na busca pelo conhecimento, zelando pelas responsabilidades éticas, sociais e ambientais, sempre ancorado em princípios humanos e solidários.

“O PPP será o nosso plano de voo para o futuro, um instrumento que vai nos permitir priorizar – e realizar – os projetos mais importantes para toda a comunidade escolar, tornando o Pioneiro cada vez melhor na missão de oferecer uma educação de qualidade”, diz Irma Akamine Hiray, diretora-geral do Centro Educacional Pioneiro.

Com base em nossas origens e naquilo que desejamos para o futuro, a equipe definiu as dimensões (temas) fundamentais para o trabalho e cada colaborador respondeu individualmente questionários específicos sobre cada um deles: avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, cursos extras, infraestrutura, material didático, metodologia de ensino, perfil dos educadores, proposta curricular e relação com a família. O grupo ajudou a montar um diagnóstico do que já se tem e daquilo que se deseja para o futuro.

A versão final do documento estará finalizada ainda este ano e o lançamento será no início de 2019. O PPP é um instrumento vivo, de modo que muitas ações já estão em andamento e outras já foram concluídas. O próximo passo é encaminhar para a diretoria executiva da mantenedora os planos de ações. A partir daí, será elaborado um planejamento estratégico de acordo com as prioridades das ações.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn