A celebração de novos ciclos

20 de dezembro de 2018

Participação das famílias foi a marca registrada dos grandes eventos de final de ano da escola

Cada ciclo do ensino é repleto de surpresas e desafios. No decorrer dos anos letivos, professores e alunos convivem de forma intensa em um espaço de troca – e essa interação faz com que evoluam constantemente. Os saberes adquiridos, os novos colegas, os momentos de alegria e tristeza, entre muitos outros, ajudam a desenvolver e construir quem somos, dia após dia. Ao final de cada fase, são muitos os motivos para comemorar.

“O que nós somos juntos?”

A festa de encerramento de ano do Ensino Infantil e 1ºs e 2ºs anos do Fundamental aconteceu no dia 8/12 e foi marcada por muita emoção. O trabalho iniciado em sala de aula e desenvolvido durante o ano com base na livro “Um para o outro”, do projeto “Música em família”, de autoria dos músicos Paula Santisteban e Eduardo Bologna, culminou com uma linda comemoração: sob uma enorme colcha de retalhos feita pelos alunos e suas famílias, as turmas fizeram as apresentações e encantaram a todos. As canções que deram ritmo à festa foram entoadas com muita energia pelo grande coral, formado pelas crianças no palco e por suas famílias que, mesmo na plateia, participaram animadamente da celebração. Na mesma oportunidade, acompanhamos a formatura do Infantil III, que no próximo ano ingressará no Ensino Fundamental I. Confira as fotos aqui.

“Somos tão jovens”

Na terça-feira (11/12), prestigiamos a formatura do 3º ano do Ensino Médio e 9º ano do Ensino Fundamental. Foi uma noite inesquecível para todos os presentes que puderam celebrar mais uma conquista destes jovens.

O “terceirão” emocionou a todos os convidados com sua despedida. Como muitos destes alunos estudam no Pioneiro desde o Ensino Infantil, a conclusão do Ensino Médio conosco é motivo de muito orgulho, satisfação e certo saudosismo. Os oradores da turma Júlia Hiray, Iris Adatihara e Fábio Moraes exprimiram com muita eloquência e emoção todo desenvolvimento que alcançaram na escola, relembraram momentos felizes, tristes e expressaram enorme gratidão ao Pioneiro, em especial aos professores, aos colegas e familiares.

Em um dos muitos momentos especiais, os professores presentearam os formandos com livros escolhidos especialmente para cada um deles. Nenhum título era igual ao outro e todos carregavam uma dedicatória e explicação sobre a indicação de leitura.

A música “Tempo perdido”, da banda Legião Urbana, foi selecionada pelo grupo para sintetizar o misto de sentimentos pelos quais estão passando no momento. Coincidentemente, as mudanças que acontecem no mundo e a insegurança que se tem em relação ao futuro foram temas constantes nos discursos das autoridades e convidados que participaram da celebração. Ficou, então, o convite à reflexão sobre o assunto, por parte de todos os presentes. “Vivemos, infelizmente, um momento complicado. Os desarranjos são muitos e isso exigirá de todos nós e de cada um de vocês, em particular, uma intervenção consciente e corajosa. Só contemplar não basta, é preciso agir com determinação e eficácia com o intuito de ajudarem a desfazer os nós e eliminar os gargalos que nos impedem de alcançar um patamar superior de desenvolvimento”, reforçou o Prof. Oscar, paraninfo da turma do Ensino Médio.

Os formandos do 9º ano também cativaram a todos com muita empolgação e emoção. A palavra de ordem foi gratidão, por mais uma etapa vencida : aos colegas, às famílias e aos professores, que foram mencionados um a um pelos oradores da turma, Arthur Zamonaro e Giulia Ferrari.

Eles também realizaram belíssimas apresentações das músicas “Story of my life”, “This is me” e “A million dreams”, todas bastante aplaudidas.

Projeto de longo prazo

Muitos formandos, tanto do 9º ano, quanto do 3º ano do Ensino Médio, estão no Pioneiro desde a Educação Infantil. “É um reflexo do trabalho que temos feito. Tratamos a jornada do aluno como um projeto contínuo, consistente e de longo prazo”, comenta Álvaro Vieira Neto, coordenador do Fundamental II e Ensino Médio. Ele também relembrou momentos marcantes de 2018 como as premiações nas Olimpíadas do Conhecimento, como OBMEP, OBA, Canguru de Matemática, KWN Panasonic, Haicai, premiações esportivas,  dentre outras. Confira o álbul digital de fotos dos formandos aqui.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn