Leia entrevista completa da diretora Irma Hiray sobre o assunto:
Pioneiro – De que forma é feito o incentivo de reuso de material escolar (livros, cadernos, mochilas, etc) no colégio?
Irma Akamine Hiray – A sustentabilidade é tema recorrente de conversas e ações pedagógicas com alunos(as) e famílias, por isso o incentivo para o reaproveitamento de materiais faz parte da dinâmica da comunidade escolar.
Além disso, em comunicados do curso regular, extra e integral para o novo ano letivo, foi incluída uma orientação para reforçar o reaproveitamento (parágrafo abaixo):
“ATENÇÃO: Todos os materiais que sobraram do ano anterior devem ser reaproveitados. Ao reaproveitar o caderno, pedimos que o encape novamente, se possível, prendendo as folhas antigas por dentro do plástico.”
Pioneiro – Como reutilizar o mesmo material por mais de um ano letivo pode ensinar valores de sustentabilidade e consumo consciente para os alunos?
Irma Akamine Hiray – A partir do momento que permitimos e incentivamos o reaproveitamento dos materiais, estamos sinalizando para os(a) alunos(as) que isso é bacana.
Colocamos as palavras em prática na escola por meio de muitas outras ações, reforçando os valores de sustentabilidade e consumo consciente. Alguns exemplos:
– conversamos sobre uso consciente dos recursos naturais;
– realizamos instalações com materiais que seriam descartados (sucatas);
– por meio da criatividade transformamos objetos (ex: copo de iogurte ou uma lata de leite condensado que se transforma num porta-lápis);
– fazemos o bazar de troca de uniformes; permitimos que o uniforme antigo seja utilizado por tempo indeterminado;
– customizamos uniformes e doamos para campanhas sociais;
– realizamos a Feira de Troca de Livros;
– construímos um acervo de livros na classe cujas obras são socializadas;
– fazemos campanhas de arrecadação de livros e doamos para comunidades carentes;
– construímos nosso figurino da festa da Educação Infantil com materiais escolares;
– ensinamos a organizar e guardar os retalhos de papéis para serem utilizados em outros trabalhos ou como papel de anotação;
– não utilizamos as tintas direto no recipiente em que vêm para que não estraguem (colocamos pequenas quantidades em recipientes reaproveitados como caixa de ovo, pote de danone, de margarina etc, assim mantemos os materiais úteis por mais tempo).
Pioneiro – Qual a importância de se ensinar esses valores desde a infância para as crianças?
Irma Akamine Hiray – A partir do momento em que a criança sabe que não precisa ter sempre o NOVO e que o consumo consciente é trabalhado, ela levará esses valores para sua vida adulta.
Aliado a isso, também trabalhamos a valorização dos bens de consumo que ela possui, a sensibilização para aqueles que nem sempre conseguem tê-los e entender que nem tudo ela poderá ter. O “ser” prevalecendo ao “ter”.
Pioneiro – Como os pais podem colaborar também em casa com esse incentivo ao reuso dos materiais?
Irma Akamine Hiray – Mostrando no seu dia a dia essa postura de reuso dos materiais e conversando com seus filhos sobre a não-necessidade de quantidade. Abordar o tema do desperdício e por que ele é prejudicial.
É preciso também valorizar o que se tem e aos poucos fazer a criança entender que muitas coisas são frutos de sacrifícios da família.
Os pais são os exemplos maiores.