IV Encontro de Boas Práticas do Pioneiro

5 de setembro de 2023

Débora Martins, coordenadora da Educação Infantil e 1ºs anos

O Encontro de Boas Práticas Pedagógicas nasceu da necessidade de construirmos um espaço para que professores e professoras compartilhassem entre si as práticas pedagógicas realizadas com suas turmas de crianças e jovens. Além de olhar para fora da nossa escola para saber o que acontece na educação dos outros lugares, é importante olhar para dentro, olhar para as potencialidades das nossas experiências e reafirmar a identidade da profissão de professor e professora. 

Para uma escola como o Centro Educacional Pioneiro, é essencial dialogar e escutar seus educadores. Assim como a experiência é o que nos toca, o que nos atravessa, o que nos provoca*, ouvir as vozes docentes é essencial para mantermos a qualidade do trabalho pedagógico que tem como foco as crianças e os jovens como seres históricos, de direitos e que aprendem juntos.

O Encontro acontece no mês de agosto desde 2020 e conta sempre com inscrições de práticas pedagógicas da Educação Infantil ao Ensino Médio, contemplando todos os campos de experiências e áreas do conhecimento. 

Nos anos de 2021 e 2023, tivemos a participação de professoras de escolas públicas municipais que compartilharam conosco práticas sobre educação inclusiva e alfabetização. Considerando que 82,9% das escolas brasileiras são do ensino público, ter docentes das escolas públicas compartilhando práticas pedagógicas potentes conosco foi de grande aprendizagem. 

Observar a repercussão das apresentações das Boas Práticas na sala dos professores, nos corredores, na mesa do almoço, foi encantador:

As conversas afetuosas e comprometidas entre os professores e professoras que prosseguiu pela escola fortaleceu a ideia defendida por Nóvoa (2023) de que nada, nada mesmo substitui um bom professor.

Confira alguns números do IV Encontro de Boas Práticas do Pioneiro

Participantes/ouvintes + de 355
Práticas apresentadas + de 60
Apresentadores + de 170

* Notas sobre a experiência e o saber de experiência, de Jorge Larrosa Bondía                     https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn