• Home
  • Artigos
  • Importância da Leitura Compartilhada: Convite às famílias

Importância da Leitura Compartilhada: Convite às famílias

26 de fevereiro de 2025

Prezadas famílias,

A leitura é uma das ferramentas mais poderosas para o desenvolvimento intelectual, emocional e social de nossas crianças e jovens. Na contemporaneidade, marcada pelo excesso de estímulos digitais e pela aceleração do cotidiano, reservar um momento para a leitura compartilhada em família pode fazer toda a diferença na formação de pessoas mais críticas, criativas e emocionalmente equilibradas.

A esse respeito, o neurocientista Michael Desmurget, no livro “Faça-os Ler”, alerta sobre os impactos negativos do uso excessivo de telas e da falta de leitura na vida das crianças e jovens. Ele reforça que a leitura não apenas amplia o vocabulário e a capacidade de concentração, mas também estimula a imaginação e o pensamento crítico. No entanto, para que esse hábito se consolide, é fundamental que os adultos participem ativamente, criando um ambiente propício e mostrando, pelo exemplo, o valor dos livros.

Por sua vez, o psicólogo social Jonathan Haidt, em “Geração Ansiosa”, discute como a exposição precoce e desregrada às redes sociais e ao mundo digital tem contribuído para o aumento da ansiedade e da fragilidade emocional entre crianças e jovens. A leitura compartilhada surge, portanto, como uma alternativa saudável e enriquecedora, capaz de fortalecer os vínculos familiares e proporcionar momentos de calma e reflexão.

Nesse sentido, o compartilhamento de leituras não é apenas uma atividade educativa, mas também um gesto de afeto e conexão. Quando pais, mães ou responsáveis leem com suas crianças e jovens, não apenas transmitem conhecimento, mas também criam memórias afetivas que ficarão guardadas para sempre. Além disso, a leitura compartilhada permite discutir temas complexos, explorar diferentes perspectivas, além de ajudar crianças e jovens a lidar com suas emoções de forma mais consciente.

Sendo assim, convidamos todos vocês a reservar um momento do dia para a leitura, em especial das obras literárias adotadas no Pioneiro pelas equipes pedagógicas de seus filhos e filhas. Pode ser antes de dormir, durante o fim de tarde ou em qualquer outro momento que se encaixe na rotina. O importante é criar o hábito e mostrar às crianças e jovens que os livros são portas para mundos infinitos, cheios de possibilidades e aprendizados.

Dessa forma, permitiremos que a leitura seja não apenas uma ferramenta de aprendizado, mas também um espaço de encontro, diálogo e afeto.

Com carinho,

Profª Gisa Gasparotto, Coordenadora de Língua Portuguesa e Artes, e equipe
Cátia Hashimoto, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental 1 – 2º ao 5º ano
Mário Fioranelli Neto, Diretor Pedagógico do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio
Irma Akamine Hiray, Diretora Institucional e Pedagógica

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn