• Home
  • Artigos
  • Restos de alimentos e flores no chão inspiram aulas de ciências

Restos de alimentos e flores no chão inspiram aulas de ciências

20 de setembro de 2019
Da esquerda para a direita: Lucia Morais, Marcia Sacay, Carolina Puccini e Rafaela Santos

Participamos, entre os dias 13 e 14 de setembro, do III Encontro de Educadores em Ciências no Centro de Divulgação Científica e Cultural da Universidade de São Paulo, em São Carlos. Foi um encontro para estudo, troca, análise de experiências e boas práticas de aula. 

Nossa contribuição ocorreu com três temáticas relevantes, apresentadas em painéis:

– “Análise da geração de resíduos alimentares no Centro Educacional Pioneiro e reflexões relativas às práticas de redução do desperdício”, da professora Carolina Puccini;

– “Decomposição, máquinas simples e transformações: fios condutores para aprender no Ensino Fundamental 1”, da coordenadora de Ciências Marcia Sacay, junto com a professora Lucia Morais;

– “Oshibana: a arte das plantas secas para o ensino de Botânica”, da professora Rafaela Santos.

Como aproveitar as cascas de alimentos e frutas produzidos durante o preparo das refeições no Centro Educacional Pioneiro? Dentre algumas das sugestões criativas dos alunos de 6ºs anos, temos a confecção de tintas naturais, plantio de sementes para produção e venda de mudas e receitas para aproveitamento integral dos alimentos, garantindo propriedades nutricionais e saudáveis.

A produção de lixo é combatida também nas ações presentes no Programa Aprender a Empreender, quando alunos de 4º ano criam, constroem, prototipam e comercializam brinquedos utilizando materiais que seriam descartados ou que são de baixo custo. 

Folhas e flores recém caídas no chão podem se tornar bonitos marcadores de páginas, sabia? Estudantes do 7º ano, utilizando o oshibana, técnica de herborização que mantém textura e cor original, estudam tópicos de Botânica ao mesmo tempo que são convidados a lançar mão de seu lado artístico.   

Público circula em evento e aprende as boas práticas de ciências em sala de aula

O III Encontro de Educadores em Ciências teve como objetivo reunir professores da Educação Básica, pesquisadores e estudantes que cursam Licenciatura em Química, Física, Biologia e Ciências da Natureza, para um exercício de socialização e análise de experiências e estudos vinculados à Educação em Ciências em diferentes níveis e modalidades. O encontro teve oficinas, apresentações orais e de pôsteres e mostras de materiais didáticos.

Carolina Puccini, Lucia Morais, Marcia Sacay e Rafaela Santos

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn