Desejo coletivo

8 de novembro de 2018

Alunos do 1º ano se inspiram na trajetória de Dona Michie Akama para planejar seus próprios sonhos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A missão número um do Centro Educacional Pioneiro é preparar jovens para o futuro realizar seus sonhos. É por esta razão que sonhar é um exercício tão celebrado – e praticado – por aqui. Afinal, toda realização começa sempre com um grande desejo. Com a missão de trabalhar o gênero Cartas em Língua Portuguesa, os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental resgataram o sonho de seus pais quando crianças, refletiram sobre seus próprios desejos e recuperaram o grande sonho de Dona Michie de fundar o Pioneiro. Acompanhe a seguir o relato da professora Sandra Weidle, do 1º ano B, sobre a atividade:

“Após apresentar a proposta de cartas aos nossos alunos, fizemos uma importante conexão com a família, resgatando um pouco dos sonhos que os pais tinham quando crianças – quais deles se realizaram e como foi. Descobrimos que alguns sonhos foram substituídos por outros e alguns se mantiveram e já foram realizados. A mensagem dos pais veio por carta, lida e analisada em sala de aula. Na sequência, foram os próprios alunos que escreveram para eles contando sobre os sonhos para o futuro: alguns querem ser médicos, astronautas, patinadores, jogadores de futebol e até paleontólogos. Esta semana, a atividade avançou um pouco mais e as crianças entrevistaram a diretora geral do Centro Educacional Pioneiro, Irma Akamine Hiray. O objetivo era recuperar o sonho de D. Michie Akama de criar o Pioneiro. Na entrevista, feita em sala de aula, os alunos descobriram que Dona Michie nasceu no Japão em 1903, atravessou o oceano para chegar ao Brasil e criou uma escola de Corte e Costura para meninas, antes de transformá-la no Pioneiro. O sonho de criar uma escola nasceu na época em que ainda trabalhava nos campos de café. D. Michie rapidamente notou as diferenças entre o contexto social do Brasil e do Japão e da necessidade de educar as crianças. Os alunos também descobriram que ela buscou ajuda para realizar seu sonho, foi persistente e, por fim, doou a instituição à comunidade. As crianças ainda se surpreenderam com o fato de estudarem no lugar onde, no passado, foi o quarto das meninas, matriculadas em regime de internato. No final, as crianças perceberam que a persistência e a dedicação são características comuns a todos que desejam realizar seus sonhos. E que Dona Michie ainda realizou o sonho de oferecer o Ensino Médio aos seus alunos”.

 

Relato de Sonia Sayama, Gerente de Secretaria, que trabalha no Pioneiro há mais de 30 anos, entrevistada pelos alunos do 1ºC:

“Foi com muita alegria que recebi o convite do 1o ano C para contar um pouco da vida da nossa querida fundadora D. Michie Akama. Tive o privilégio de conviver muitos anos com ela,  sua determinação, força e coragem foram suas marcas registradas e me inspiraram com os exemplos que deixou. Após responder às perguntas das crianças e contar um pouco sobre a vida da D. Michie, mostrei um álbum de fotos antigo para que pudessem visualizar a D. Michie em diversos momentos de sua vida. Adorei esse momento com as crianças, de compartilhar essas informações, pois considero muito importante mantermos viva a memória da nossa fundadora e seu legado”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn