Moda

4 de dezembro de 2015

Victor Akita Kang – 9A – 2015

Jordan está andando na rua e repara que todas as pessoas estão usando o novo modelo de camiseta da marca Omolon. Jordan, como um menino que sempre está na moda, compra sua camiseta da Omolon.

A moda muda um pouco.

Jordan, agora com sua mais nova aquisição, repara que, além da camiseta, todos estão usando jeans da marca Hakke. Jordan, como um menino que sempre está na moda, compra seu jeans da marca Hakke.

A moda se modifica novamente.

Jordan, com sua camiseta e seu mais novo jeans, repara que todos também estão usando um boné da Leesan. Jordan, como um menino que sempre está na moda, adquire seu boné da Leesan.

A moda se modifica mais uma vez.

Jordan, com seu mais novo boné, jeans e camiseta, repara que todos estão usando sapatos da marca Rito. Jordan, como um menino que sempre está na moda, adquire seus sapatos da marca Rito.

A moda continua a se modificar.

Jordan, agora com seus mais novos sapatos, boné, jeans e camiseta, repara que todos estão usando óculos da marca Vision. Jordan, como um menino que sempre está na moda, adquire seus óculos da marca Vision.

Jordan anda na rua e percebe que ele se vê em todos, ele enxerga seu reflexo em todos os outros. Jordan não sabe quem ele é. Ele tira seu boné e, curiosamente, se sente mais leve, tira seus óculos e sente recuperar algo que havia perdido há muito tempo. Jordan corre para sua casa e livra-se de todas aquelas roupas que havia comprado. Ele agora voltou a ser Jordan, um indivíduo, não um daqueles manequins que ficam perambulando pelas ruas. Jordan, livre das amarras da moda, recuperou sua identidade.

___
Descrição da atividade

Após lerem o poema “Eu, etiqueta” de Carlos Drummond de Andrade, os alunos discutiram, nas aulas de Oficina Literária, não só o peso que a moda muitas vezes tem, sobretudo entre os jovens, mas também como uma adesão irrefletida a ela pode nos trazer prejuízos, dentre os quais a própria perda de identidade. Eles montaram um questionário com algumas perguntas que revelassem a importância que os adolescentes dão, por exemplo, a roupas e acessórios de marca. Depois da análise do resultado e de uma conversa sobre o tema, os alunos foram convidados a escrever uma crônica que abordasse o assunto.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn