Entrevista – 9º Scratch Day Pioneiro

23 de maio de 2022

Entrevista com Fernanda Bocchi Balthazar

No último sábado (21), alunos e alunas de todos os segmentos (da Educação Infantil até o Ensino Médio), se inscreveram para as oficinas do Scratch Day Pioneiro 2022, que iam desde criar uma animação curta até programar um jogo por comando de voz ou participar de um projeto com inteligência artificial.

Confira aqui os trabalhos dos alunos do Pioneiro

Foram 6 oficinas e 132 participantes em uma manhã com muita programação, criatividade e aprendizados!

Falamos com a coordenadora de Tecnologia Educacional, Fernanda Bocchi Balthazar, sobre a contribuição do Scratch Day para a formação de nossos alunos e a repercussão da edição deste ano. Confira abaixo:

Pioneiro: Quais as novidades desta edição do Scratch Day?
Fernanda: Neste ano, a equipe de Tecnologia Educacional preparou oficinas inéditas com o tema “Programação para todos”, inspiradas nas Jornadas de Educação Digital, as quais os estudantes vivenciaram durante alguns projetos integrados ao currículo. As oficinas foram organizadas com o objetivo de contemplar todos os segmentos, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. 

Oficina Desafio Desplugado

As crianças do Infantil puderam experimentar um Desafio Desplugado montando um quebra-cabeça de gatinho, explorando conceitos de sequência, reconhecimento de padrões e resolução de problemas de forma lúdica. Já a oficina de Anima Scratch promoveu a criatividade das crianças com o desafio: crie seus memes com seus personagens favoritos. Uma outra novidade foi a oficina de Arcade multiplayer, no qual o desafio foi a criação de um jogo no estilo fliperama controlado por dois jogadores. Na oficina de Jogos, os participantes criaram um jogo de corrida controlado pela voz, uma grande novidade ao incluir o bloco de ‘ruído’ na programação. Oferecemos também a oficina de Scratch com Inteligência Artificial, que convidou os participantes a vivenciar a Inteligência Artificial programando a máquina para reconhecer o seu objeto. Além da certificação de participação e lembrancinhas para todos os participantes.

Pioneiro: Crianças a partir de 3 anos (G3) já conseguem programar? Como é feito o primeiro contato deles com esse tipo de linguagem?
Fernanda: Sim, pois existem várias formas de introduzir as crianças pequenas no mundo da programação. Aqui no Pioneiro, trabalhamos com uma matriz de Cultura Digital que tem como um dos objetivos desenvolver o eixo de Programação, para que as crianças possam utilizar linguagens de codificação para resolução de problemas, criação de tecnologias e produção autoral integradas ao currículo.

“A programação tornou-se uma outra forma de alfabetização e traz oportunidades para que as crianças expressem suas ideias, seus projetos e suas paixões com as novas tecnologias.”

Fernanda Bocchi Balthazar

Para as crianças a partir do G3, a ideia é promover momentos para além da tecnologia em si, mas em que as crianças possam interagir com jogos de linguagem de programação criativa, de forma lúdica, ampliando o repertório cultural, utilizando diferentes materiais (low e high tech) para expressar suas ideias e projetos. 

Nas vivências iniciais, por meio de orientações às professoras, sugerimos desafios de computação desplugada, longe das telas, nos quais exercitar habilidades como desenvolver a criatividade, trabalhar em grupo, desenvolver o pensamento abstrato, são feitos em projetos autorais, por meio de histórias, criação de personagens, brincadeiras que podem ser utilizadas em diferentes situações e formatos. 

A programação desplugada usa recursos lúdicos para introduzir a linguagem de codificação e isso pode ser feito por meio de uma montagem de quebra cabeça ou jogo de tabuleiro no chão, por exemplo, usados para ensinar a criação de rotas, reconhecimento de padrões, sequências, a base para desenvolver o pensamento computacional. 

“O Scratch Júnior foi desenvolvido para introduzir a programação para crianças a partir de 5 anos e aqui no Pio fazemos o uso dele em projetos curriculares.”

Fernanda Bocchi Balthazar

Pioneiro: Existe uma idade ideal para aprender programação?
Fernanda: Acredito que podemos manter um olhar aberto e que é possível introduzir os conceitos de codificação para crianças pequenas com atividades lúdicas e longe dos computadores, como no exemplo citado da computação criativa e desplugada. O Scratch Júnior, por exemplo, foi desenvolvido para introduzir a programação para crianças a partir de 5 anos e aqui no Pio fazemos o uso dele em projetos curriculares.

Oficina Anima Scratch

A programação tornou-se uma outra forma de alfabetização e traz oportunidades para que as crianças expressem suas ideias, seus projetos e suas paixões com as novas tecnologias. 

Pioneiro: Quais as oficinas mais concorridas? Por que as crianças gostam tanto dessas atividades?
Fernanda: Em 2022, esgotamos as inscrições das oficinas de Anima Scratch e Aventura Desplugada no segundo dia! Na voz das crianças, eles se sentem confiantes, pertencentes e capazes de criar seus próprios códigos, por fim gostam de estar em contato com a linguagem de programação de forma tão divertida.

Nos encontros do dia a dia, percebemos que as crianças ficam encantadas em experienciar desafios lúdicos e contextualizados enquanto aprendem conceitos de algoritmo, sequências, instruções e entendem que para resolver problemas podemos usar a imaginação e criatividade.   

Números do 9º Scratch Day do Pioneiro
– 6 oficinas
– 132 inscritos
– 86 projetos nos estúdios do Scratch

Pioneiro: Como a linguagem de programação está inserida no currículo regular dos alunos do Pioneiro? Existe uma aula só disso ou ela faz parte de atividades de outras disciplinas?
Fernanda: Neste ano, ampliamos a Cultura Digital aqui no Pio por meio das Jornadas de Educação Digital integradas a projetos interdisciplinares.

No 1º trimestre, durante os encontros nas ‘Jornadas de Computação Criativa’ (EF1) e ‘Jornada de Coding e Design’ (EF2), como ponto de partida, alunos(as) dos 4º, 5º e 6º anos dos Ensino Fundamental I e II foram convidados a participar de desafios sobre programação e pensamento computacional. Os desafios permitiram que alunos e alunas entrassem em contato com o Scratch, quando puderam experimentar vivências de sensibilização e a ferramenta para desenvolver estruturas iniciais de linguagem de programação. Logo após, durante as mentorias, desenvolveram seus projetos integrados ao currículo, criando histórias interativas, jogos e animações, em parceria com as professoras dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I e professora de Língua Portuguesa dos 6º anos do Ensino Fundamental II.

Esse é somente um exemplo dos diversos projetos que estão sendo tratados aqui no Pio com um viés expressivo de como a programação pode apoiar a vida dos estudantes.

Pioneiro: Qual o balanço que você faz dessa edição do Scratch Day Pioneiro? E qual a importância dele para a formação dos nossos alunos e alunas?
Fernanda: É uma grande alegria ver os jovens compartilhando mais de 86 projetos nos estúdios do Scratch deste ano e comunicando suas aprendizagens por meio de apresentações coletivas. O Scratch Day é um dia de celebração de toda a jornada percorrida pelos alunos e alunas nos projetos integradores da escola. É um dia em que eles comemoram a importância do seu protagonismo e mostram como é possível estudar de forma criativa, representando suas paixões, seus projetos, parcerias e o aprender significativo. É muito gratificante receber 132 inscrições para as oficinas online, o que demonstra que alunos e alunas se esforçam em aprender mais sobre temas de que gostam. Receber o apoio da comunidade escolar e a aderência dos professores e professoras mostra uma grande equipe envolvida neste propósito.

A inovação ao lançar mão do Scratch é de proporcionar atividades que auxiliem no letramento digital, na resolução de problemas, no exercício de aplicar diferentes conhecimentos em diferentes contextos.

Mas estamos ainda mais felizes em ver a diversidade dos trabalhos que estão acontecendo nas Jornadas de Educação Digital, onde os estudantes estão usando diferentes linguagens de programação para compartilhar sua autoria, conhecimentos e conectar seus interesses. Eles curtem de verdade entender o que está por detrás das tecnologias!

O que é o Scratch Day?
O Scratch Day começou como uma rede global de eventos onde pessoas se reúnem para celebrar o Scratch, plataforma de programação gratuita e comunidade online para crianças. Eventos do Scratch Day reúnem jovens da comunidade Scratch para compartilhar projetos, aprender uns com os outros e dar as boas vindas a novos integrantes. O programa é usado em cerca de 150 países e está disponível em 40 idiomas.

Scratch é um projeto da Fundação Scratch em uma colaboração com o grupo Lifelong Kindergarten no MIT Media Lab.

O Pioneiro é uma das escolas referência no Brasil no uso do Scratch integrado ao currículo escolar. Inovação pedagógica e tecnologia andam lado a lado e estimulam o desenvolvimento das competências do século XXI. Para ver as produções de nossos alunos nesses nove anos de Scratch Day na escola, basta clicar aqui.

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