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Entenda os Itinerários Formativos do Novo Ensino Médio

4 de março de 2022

Os(as) alunos(as) ingressantes do 1º ano do Ensino Médio perceberam algumas mudanças no currículo. Uma delas é que, a partir deste ano, de acordo com o Novo Ensino Médio, eles poderão optar por áreas de interesse para se aprofundarem durante os três últimos anos de Educação Básica, os chamados Itinerários Formativos (IF). Eles visam preparar os jovens tanto para darem sequência aos estudos no Ensino Superior quanto para atuarem no mercado de trabalho.

As disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática são obrigatórias em todos os anos e juntamente com os demais componentes curriculares “tradicionais” (Inglês, Artes, Educação Física, Biologia, Física, Química, História, Geografia, Sociologia e Filosofia) formam a parte obrigatória ou FGB – Formação Geral Básica. Lembrando que na parte obrigatória, as demais disciplinas aparecem com menor intensidade. Mas o currículo também prevê uma parte flexível do curso, no qual essas disciplinas estão integradas e permeiam os assuntos abordados nos Itinerários Formativos propostos pelas instituições de ensino.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as escolas têm autonomia para ofertar opções de IF dentro das seguintes grandes áreas de conhecimento:

Linguagens e suas Tecnologias;
Matemática e suas Tecnologias; 
Ciências da Natureza e suas Tecnologias; 
Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
Formação Técnica e Profissional. 

Mas o que é esse novo currículo? Como impacta na formação dos(as) estudantes? Fizemos um bate-bola com o coordenador do Ensino Médio do Centro Educacional Pioneiro, Mário Fioranelli Neto, que explicou o que são os novos Itinerários e como eles levam a uma aprendizagem mais significativa.

Pioneiro – O que são os Itinerários Formativos? Como funcionam?
Mário Fioranelli Neto: São trilhas de aprendizagem que a aluna e o aluno têm a oportunidade de escolher a partir daquilo que gostam e/ou querem estudar.

A escola oferece algumas opções e o(a) estudante pode optar por um ou mais IF para cursar, de acordo com seus interesses.

Pioneiro – Quais são os IF propostos pelo Pioneiro?
Mário Fioranelli Neto: No Pio estamos propondo dois IFs:
– Cidades e Conexões (conduzido pelas áreas de Humanas e Linguagens);
– Ciência e Mistério (conduzido pelas áreas de Ciências da Natureza e Matemática).

Ambos têm por objetivo discutir conteúdos e desenvolver diversas habilidades e competências a partir de temáticas diretamente ligadas ao que será exigido nos vestibulares e que complementam suas formações como cidadãos. 

Pioneiro – Como eles afetam meu(minha) filho(a)?
Mário Fioranelli Neto: Com os IFs o Ensino Médio permitirá que a aluna e aluno sejam responsáveis por escolher aquilo que irão estudar, sendo um grande desafio se considerarmos a idade que estão e o repertório que possuem para fazer tais escolhas. No entanto, se o processo for bem conduzido e mediado pelas famílias e escola, elas e eles terão oportunidade de se aprofundarem em áreas que têm maior satisfação e, assim, aumentar as possibilidades de uma aprendizagem mais significativa.

Pioneiro – Todos os alunos do Ensino Médio (1o, 2o e 3o anos) terão que/podem escolher?
Mário Fioranelli Neto:
O processo é gradativo e iniciará com a turma do 1EM em 2022. No próximo ano, essa turma continua nesse modelo, junto com a nova turma do 1EM e assim por diante.

Os 2EM e 3EM de 2022 terminarão seu processo de aprendizagem no modelo anterior, com algumas atualizações pontuais que consideramos pertinentes. Mas consideramos positivo essa opção, pois uma mudança de trajetória no meio e final de suas caminhadas possivelmente trariam mais desafios do que benefícios.

Pioneiro – Por que aconteceu essa mudança?
Mário Fioranelli Neto: Essa mudança é fruto da implantação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular, que é o documento de referência mais atual na Educação Básica do país. Esse documento busca atualizar nosso processo de aprendizagem e, assim, aproximá-lo da realidade de nossos estudantes e também da sociedade moderna.

 Pioneiro – Os Itinerários vão dar conta do conteúdo exigido pelos vestibulares?
Mário Fioranelli Neto: Sim, eles são parte do processo e fundamentais para a preparação para as provas de vestibular, juntamente com as disciplinas obrigatórias. No entanto, ainda não sabemos como serão os futuros vestibulares, pois os órgãos responsáveis pelas grandes provas do país ainda não se pronunciaram. 

Por isso, o Pio optou por um modelo que é moderno e dá conta das necessidades exigidas pela BNCC, mas ao mesmo tempo é bastante seguro no que se refere às mudanças que poderão vir a ocorrer.

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