Foi a quarta participação de Iara nesta Conferência internacional e a primeira vez de Gisa, únicas representantes brasileiras no evento. Elas apresentaram dois trabalhos de pesquisa sobre práticas didáticas interdisciplinares. “Aprendizagem da Geografia: práticas educativas interdisciplinares de criatividade e metacognição” envolveu 4 práticas de Geografia, Português e Artes, que desenvolveram criatividade e metacognição nas aulas dos 6º e 7º anos, entre 2024 e 2025. São elas: “Mamulengo sobre consumo consciente”, “Zines sobre mudanças climáticas”, “Descobrindo Territórios” e “Geografia na palma da mão”.
Outro trabalho, intitulado “Literatura e Ciências Ambientais em Obras Literárias Brasileiras estudadas na Educação Básica”, foi um pôster sobre alguns livros da programação do Clube de Leitura Pioneiro, de 2019 a 2025, com abordagem socioambiental, sinalizando a importância da Literatura como forma de compreensão do espaço geográfico e dos problemas ambientais.
As práticas apresentadas numa Conferência Internacional de Educação Geográfica revelam o compromisso do Centro Educacional Pioneiro com o compartilhamento científico, ao lado de tantos outros países que dialogam suas experiências, considerando as preocupações sobre o desenvolvimento sustentável no mundo em que vivemos.
Parabéns à Iara, à Gisa e a toda equipe que apoiou o projeto! #OrgulhoDeSerPioneiro