Num primeiro momento, estudar para um vestibular parece não ter segredo: é só reservar um tanto de horas por dia e, naquele tempo, focar. Na prática, nem sempre é assim. Tem o cansaço, a vida familiar e social, o lazer, os momentos de preguiça, a pressão e todas as transformações próprias da adolescência que vão dificultar a execução desse plano tão simples.
O que normalmente se vê é que as pessoas querem atingir algum objetivo mas acabam falhando porque focam muito no resultado final e pouco nos meios para consegui-lo. Vamos dar um exemplo de como ajudamos os estudantes do Pioneiro a saírem do plano do desejo e encontrar estratégias práticas para de fato atingirem o que querem para si.
Imagine um estudante que tem como meta melhorar as notas para não ficar de recuperação. Quando lhe é perguntado o que fará para conseguir isso, normalmente a resposta é: estudar mais. Não está incorreto, mas pode ser insuficiente. Quatro perguntas ajudam a compreender o que é preciso considerar para montar uma estratégia muito melhor:
- Qual é a meta?
– No nosso exemplo, melhorar as notas. - Qual é a motivação para essa meta?
– Parece uma pergunta sem sentido (não ficar de recuperação, oras!), mas ela ajuda a pessoa a perceber se aquele objetivo é de fato um desejo dela. Quando a motivação é externa, como “meus pais querem isso”, é mais difícil se comprometer, pois o estudante não vê valor real no que está fazendo. Para que tenhamos força para fazer uma coisa difícil, é preciso que aquilo faça sentido para nós. - Que barreiras dificultam que a meta seja atingida?
– Aqui o estudante começa a trazer o plano para a realidade e perceber como essa realidade interfere no seu objetivo. O que o impede de melhorar as notas? Pouca atenção na aula? Pouco estudo em casa? Se for esse caso, o que está atrapalhando? Cansaço? O celular ao lado é uma tentação? - Qual o plano de ação?
– Respondendo às perguntas da etapa anterior, é possível atuar de forma precisa nos pontos que estão realmente interferindo. Que hábitos e comportamentos cotidianos precisam ser mudados para que possam, pouco a pouco, levar a pessoa a se aproximar da meta? Dormir mais horas? Deixar o celular longe na hora do estudo?
No Ensino Médio do Pioneiro, dentro da disciplina Projeto de Vida, existe a Tutoria, que são encontros reservados justamente para trabalhar objetivos. Os alunos começam o ano preenchendo uma meta para cada área da vida (acadêmica, saúde física, relacionamentos etc.). É um momento para acolher aflições e acompanhar o adolescente de forma global, dando suporte nesse momento de tanta pressão.