• Home
  • Artigos
  • Como traçar um plano de estudos realmente eficiente 

Como traçar um plano de estudos realmente eficiente 

20 de fevereiro de 2025

Num primeiro momento, estudar para um vestibular parece não ter segredo: é só reservar um tanto de horas por dia e, naquele tempo, focar. Na prática, nem sempre é assim. Tem o cansaço, a vida familiar e social, o lazer, os momentos de preguiça, a pressão e todas as transformações próprias da adolescência que vão dificultar a execução desse plano tão simples. 

O que normalmente se vê é que as pessoas querem atingir algum objetivo mas acabam falhando porque focam muito no resultado final e pouco nos meios para consegui-lo. Vamos dar um exemplo de como ajudamos os estudantes do Pioneiro a saírem do plano do desejo e encontrar estratégias práticas para de fato atingirem o que querem para si.

Imagine um estudante que tem como meta melhorar as notas para não ficar de recuperação. Quando lhe é perguntado o que fará para conseguir isso, normalmente a resposta é: estudar mais. Não está incorreto, mas pode ser insuficiente. Quatro perguntas ajudam a compreender o que é preciso considerar para montar uma estratégia muito melhor:

  1. Qual é a meta?
    – No nosso exemplo, melhorar as notas.
  2. Qual é a motivação para essa meta?
    – Parece uma pergunta sem sentido (não ficar de recuperação, oras!), mas ela ajuda a pessoa a perceber se aquele objetivo é de fato um desejo dela. Quando a motivação é externa, como “meus pais querem isso”, é mais difícil se comprometer, pois o estudante não vê valor real no que está fazendo. Para que tenhamos força para fazer uma coisa difícil, é preciso que aquilo faça sentido para nós.
  3. Que barreiras dificultam que a meta seja atingida?
    – Aqui o estudante começa a trazer o plano para a realidade e perceber como essa realidade interfere no seu objetivo. O que o impede de melhorar as notas? Pouca atenção na aula? Pouco estudo em casa? Se for esse caso, o que está atrapalhando? Cansaço? O celular ao lado é uma tentação? 
  4. Qual o plano de ação?
    – Respondendo às perguntas da etapa anterior, é possível atuar de forma precisa nos pontos que estão realmente interferindo. Que hábitos e comportamentos cotidianos precisam ser mudados para que possam, pouco a pouco, levar a pessoa a se aproximar da meta? Dormir mais horas? Deixar o celular longe na hora do estudo?

No Ensino Médio do Pioneiro, dentro da disciplina Projeto de Vida, existe a Tutoria, que são encontros reservados justamente para trabalhar objetivos. Os alunos começam o ano preenchendo uma meta para cada área da vida (acadêmica, saúde física, relacionamentos etc.). É um momento para acolher aflições e acompanhar o adolescente de forma global, dando suporte nesse momento de tanta pressão.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn