Tempo de recomeço

28 de maio de 2020


Irma Akamine Hiray
Diretora geral do Centro Educacional Pioneiro

Um novo semestre se inicia, muito diferente dos semestres tradicionalmente divididos em dois períodos de seis meses. Como poderemos chamar este período que não sabemos exatamente de quanto tempo será? Certamente o ano de 2020 será lembrado por todo seu ineditismo. 

Passamos por um primeiro período totalmente voltado para a adaptação de uma rotina nunca vivida de forma tão intensa. Como profissionais, fizemos home office ou estivemos na linha de frente trabalhando no nosso limite ou até mesmo tivemos de interromper nossa atividade profissional e intercalamos nosso papel de cuidar integralmente de nossos filhos. Cozinhamos, lavamos, passamos, limpamos, brincamos, fizemos exercícios físicos nos limites de nossos lares e muito mais. 

Por outro lado, nossos filhos ficaram confinados em casa, espaço que virou “multiuso”: sala de aula, parque de diversões, refeitório, dormitório e tudo mais que a imaginação permitir. Quantas mudanças em tão pouco tempo! 

Aqui no Pioneiro, vivenciamos muita dedicação, parceria, compartilhamento, ajuda mútua, solidariedade entre estudantes, professores, equipe pedagógica, colaboradores, parceiros e, principalmente, famílias. 

Todos permanecemos unidos também em preocupações comuns: segurança, proteção, higiene constante, medo de adoecer, adoecimento, desemprego, queda de renda, mortes e tantas outras. 

Mas quero dividir com vocês o que, na minha visão, toda essa adversidade nos mostrou. 

Estamos vivendo algo até então inimaginável: todos estamos buscando a VIDA. Não importa a crença, religião, continente onde se vive, etnia, condição econômica, grau de escolaridade.

“Neste momento estamos lutando juntos para a preservação da humanidade”

Certamente esta será uma parte da história que somente quem a viveu saberá falar da intensidade de todas as emoções que estamos vivendo. 

Não consigo deixar de lamentar por todas as vidas de pessoas queridas e amadas que foram arrebatadas e de inúmeras outras que não conhecemos, mas tão importantes quanto. Talvez essa tristeza seja levada por toda a vida. 

Mas quero falar de momentos preciosos que também estamos vivendo com essa pandemia. 

Para que pudéssemos continuar em nossa jornada, unimos conhecimentos e fomos de docentes que usavam e integravam tecnologia ao ensino presencial quando necessário a quase youtubers frente a câmera ou o computador utilizando exclusivamente plataformas digitais e ferramentas online na busca incessante de proporcionar o melhor para nosso bem maior: nosso aluno.

Precisamos dizer que também estamos aprendendo. Nem todos nós temos a mesma espontaneidade em frente as câmeras e, por isso, agradecemos a todos que continuam nos incentivando e reconhecendo este esforço de cada educador.

Nossas crianças e jovens precisaram se adaptar a uma rotina na qual, apesar da proximidade  com a família, nem sempre podem contar com seus pais ou responsáveis, que também estão em home office e com uma dedicação ainda maior. No entanto, poder preparar e fazer as refeições juntos trouxe a lembrança dos períodos de férias, quando isso é mais comum. Que resgate gostoso! 

A mantenedora da escola suspendeu a cobrança de alguns serviços, sempre com a intenção de ajudar ao máximo as famílias. Todavia, algumas que não tiveram sua renda comprometida ofereceram a sua manutenção. Este gesto é por demais significativo para nós, uma vez que evidencia um dos maiores orgulhos que temos: a parceria escola-família.  A mantenedora também manteve a integralidade de salários de professores e demais colaboradores, independentemente da suspensão das mensalidades de alguns serviços, proporcionando a todos maior segurança no desenvolvimento dos trabalhos.

Temos atendido algumas famílias que encontram dificuldades em criar uma rotina com as crianças e jovens, e pouco a pouco vamos percebendo que o que vinha às vezes como reclamação por acharem que a escola estava delegando a elas o seu papel, com o passar do tempo perceberam que pais e professores temos sim de acompanhar nossos filhos e alunos.

“Mas cada um no seu campo de atuação, sem se transformarem em pais-professores e nem professores-pais”

Neste momento, como nossa opção de um melhor aproveitamento pedagógico é pelas aulas com uso da tecnologia, com os menores ainda precisamos da ajuda de um adulto para primeiramente ligar os equipamentos ou fornecer as atividades enviadas. E hoje temos parcerias maravilhosas de famílias que compartilham os progressos de seus filhos. 

E o mais emocionante: estamos em rede cuidando uns dos outros. Este momento é de união. Quando um cai o outro estende a mão para ajudá-lo e é assim que acredito que vamos superar este desafio: com fé, esperança, resiliência e inteligência emocional. 

Sejam novamente muito bem-vindos para um novo tempo que recomeça! 

Preparamos muitas coisas bacanas para todos! 

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