A 3ª edição da Feira da Investigação com Criatividade (FICC) aconteceu no dia 23 de novembro de 2024 e reuniu alunos e alunas do 4º ano do Ensino Fundamental até o 2º ano do Ensino Médio, que apresentaram seus projetos da área de Ciências e Empreendedorismo.
Os 4ºs anos apresentaram suas startups de chorume caseiro, feito nas composteiras da escola que eles mesmos cuidaram. O projeto de empreendedorismo une trabalho em equipe, sustentabilidade, resolução de problemas, trabalha conteúdo interdisciplinar e habilidades socioemocionais e faz com que as crianças se envolvam em todas as etapas de criação e produção de um produto. O projeto multi e interdisciplinar aproxima as crianças dos conhecimentos, tornando-os ainda mais significativos.
4º A: Pio humus (chorume concentrado)
4º B: Choru Market (chorume concentrado)
4º C: Chorumix (chorume concentrado)
4º D: Natural chorume (chorume diluído, pronto para uso)
4º E: ChoruBom (bioinseticida e refil)
Eles apresentaram suas criações para uma banca formada por profissionais de diferentes áreas: Murilo Pereira Reginato, biólogo, professor e gestor ambiental, responsável pelo acerto biológico do Museu Catavento; Luis Fernando Shiguemichi, gerente comercial da Amazon Brasil, com mais de 25 anos de experiência nas áreas de marketing e comercial; Rodrigo Pellim, coordenador de marketing da Stellantis LATAM, com vasta experiência na indústria automotiva e áreas de Conectividade, Data Monetization, Marketing e Costumer Experience; e Cristiane Romano Belloti, com experiência em liderança de times e projetos de Marketing e CX, especialmente em fintechs e mercado financeiro brasileiro.
Os convidados e a convidada fizeram comentários, perguntas e sugestões para melhorar as empresas e os produtos. Para o ano que vem, as turmas terão que ajustar o que for possível e comercializar seus produtos!
Já os 5ºs anos montaram stands para venderem os aromatizadores, resultado dos seus projetos de empreendedorismo do ano passado. Foi um sucesso!
Tivemos também apresentação dos projetos:
– Jardim sensorial (6º ano);
– Animais fantásticos por IA (7º anos);
– Jogo das cartas – Biodiversidade dos frutos brasileiros (8º ano);
– Miniplanetários – Constelações Indígenas e Ocidentais (9º ano);
– Astrobiologia – Da pesquisa à divulgação científica (1EM) e
– Alimentação – ação, sociedade e bem-estar (2EM).
As famílias prestigiaram todos os projetos, que incentivam e promovem o método científico de observar, questionar, formular hipóteses, realizar experimentos e chegar a conclusões, além de estimular a criatividade e o protagonismo dos alunos alunas durante todo o processo. Parabéns às nossas crianças e jovens!
Veja mais fotos do evento no álbum clicando aqui!