2º Encontro de Boas Práticas Literárias

Profª Gisa Gasparotto, Coordenadora de Língua Portuguesa
Profª Cátia Hashimoto, Coordenadora do Ensino Fundamental 1

Nos dias 30 de novembro e 08 de dezembro acontecerá no Pioneiro o “2º Encontro de Boas Práticas Literárias”. Contaremos com a mediação de 21 professoras, que apresentarão 72 obras literárias adotadas no 2º ano do Ensino Fundamental I ao 3º ano do Ensino Médio ao longo de 2020. Diferentemente de 2019, esse encontro será virtual e aberto a toda a comunidade do Pioneiro.

Como posso incentivar meu filho a ler?
Clube de Leitura Pioneiro: ler é para todos
Adaptação: o papel da Tutoria na transição para o Fundamental 2

O trabalho cuidadoso de seleção e abordagem dessas obras literárias se deve ao entendimento de que a leitura do texto literário dentro do espaço escolar pode proporcionar às crianças e jovens desenvolvimento emocional, cognitivo e social significativos; promover associação do mundo imaginário a situações vividas no cotidiano; ampliar a compreensão da realidade, estimular a criatividade e a imaginação, bem como contribuir para a formação de leitores críticos, capazes de compartilhar e discutir ideias por meio de argumentações sólidas e coerentes, em busca de intervenção para os problemas apresentados.

Paralelamente à leitura, compreensão e interpretação de textos, o ensino da Língua Portuguesa se pauta nos conhecimentos linguísticos, oralidade, produção textual, o que coloca tais atividades literárias em diálogo permanente com diversos conteúdos não só de LP, mas também de outras áreas do conhecimento.

Podemos citar como exemplo “A Flor de Lirolay”, de Samuel Casal, Celina Bodenmuller e Fabiana Prando, cujas histórias percorrem todos os países da América Latina. Ou então “Crônicas de São Paulo, um olhar indígena”, de Daniel Munduruku, que além de se deter nos significados dos nomes indígenas de lugares de São Paulo, reflete principalmente sobre os povos que participaram e participam da construção desta cidade.

Mais um exemplo é o livro “As aventuras do avião vermelho”, de Érico Veríssimo, acompanhado de uma proposta interdisciplinar, que consistiu num desafio maker a partir da construção em família de um avião vermelho com movimento em uma das partes. E para finalizar, “Bichos daqui, de lá e de além”, de Caio Riter, com poemas (gênero contemplado em todos os anos dos três segmentos) que brincam com as palavras e com a imaginação ao falarem de bichos que existem e dos que não existem.

Nossas trilhas literárias parecem intermináveis: Hugo Cabret, Cinderela Chinesa, Malala, A invenção das asas, Mia Couto, Machado de Assis, Clarice Lispector, Guimarães Rosa, e tantos outros títulos, escritores e conexões!

Venham segui-las com a gente! Vocês são nossas convidadas e convidados especiais! Confira a programação completa aqui.

O link para os encontros será enviado por ClassApp em datas próximas a cada evento.

Compartilhe:

Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn