• Home
  • Notícias
  • 22º Festival do Japão: Pioneiro tem oficina de ikebana e escrita em japonês

22º Festival do Japão: Pioneiro tem oficina de ikebana e escrita em japonês

11 de julho de 2019

Em sua segunda participação no Festival do Japão, o Centro Educacional Pioneiro ofereceu diversas atividades para os pequenos que passaram pela Área da Criança. Durante os dias 5, 6 e 7 de julho, foram feitos 180 arranjos de ikebana, mais de 300 pessoas aprenderam a escrever seus nomes em japonês e centenas de papéis foram utilizados para fazer origamis. Além disso, os visitantes puderam aprender a lenda da princesa Tanabata, que deu origem à data comemorativa do Tanabata Matsuri, contada em teatro de papel. E, claro, quem passou por lá também teve a chance de abraçar o Pioneko!

As oficinas de ikebana aconteceram por mais de 2h seguidas, sempre lotadas de crianças e adultos que queriam fazer belos arranjos e levar para casa. As professoras de ikebana da escola, Zuleika e Mary, escolheram as melhores flores e folhas para compor os kits individuais entregues gratuitamente aos participantes.

E quem quisesse saber como escrever seu nome em japonês, era só perguntar aos nossos professores de nihongo (língua japonesa), Edna, Koutaru e Mariko, que ficaram o tempo todo no stand. Em um papel rascunho, eles ensinavam a escrita. A criança podia treinar uma ou duas vezes e depois recebia um marca-páginas personalizado onde poderia escrever com um pincel especial. Ao final, um minitsuru era colado para enfeitar a lembrança.

Outra atividade do stand do Pioneiro foi o kamishibai, um teatro de papel tradicional do século passado, pelo qual nossos professores Edna e Koutaru contaram a lenda da princesa Tanabata, que foi separada do homem que amava. O dia em que é comemorado do Tanabata Matsuri caiu exatamente no último dia de Festival do Japão, 7 de julho, por isso a escolha da lenda japonesa para ser repassada nesta edição do maior festival brasileiro da cultura japonesa.

E com o intuito de oferecer uma atividade física para as crianças no Festival, o Pioneiro levou o menko, uma brincadeira infantil em que é preciso virar as fichas jogando outras em cima. Para tornar mais interessante a atividade, as crianças tinham que confeccionar suas próprias fichas em uma rápida oficina de origami, para depois poderem disputar entre si. Algumas gostaram tanto de fazer o origami que chegaram a fazer mais de 10 fichas. Outras passaram mais de meia hora jogando. Foi uma diversão!

Nossos agradecimentos a todos os voluntários que se dedicaram e fizeram possível mais uma participação do Pioneiro no tradicional Festival do Japão! Doumo arigatou gozaimasu!

Confira aqui as fotos do evento!

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn