1ºs anos entrevistam: pais e mães ex-alunos(as)

10 de outubro de 2025

No Pioneiro, ser ex-aluno(a) é ser #ParaSemprePio. Aqui, criam-se vínculos, amizades para a vida inteira, lembranças que nos fazem sorrir e a vontade de retornar à escola, por ser um lugar onde a gente se sente pertencente. Muitos dos nossos ex-alunos(as) hoje têm filhos e filhas que estudam no Pioneiro e, pensando nisso, as turmas de 1ºs anos convidaram seus pais e mães que estudaram aqui para entrevistá-los e descobrir um pouco mais como era a vida deles na época de escola!

Foram três encontros de muitas risadas, fotos, uniformes antigos e lembranças. Além disso, fortaleceram-se vínculos afetivos e o sentimento de pertencimento e identidade escolar.

Algumas curiosidades

  • Onde hoje fica a recepção, não havia nenhum prédio! Era um grande pátio onde as crianças se reuniam para muitas atividades, entre elas, cantar o hino nacional em momentos cívicos.
  • Em cima do palco da quadra coberta, havia uma arquibancada de madeira, utilizada para eventos, fotos de turma e como local de convívio das crianças.
  • As turmas do Ensino Fundamental II tinham aula em período integral um dia da semana e os alunos almoçavam na escola nesse dia. Os pratos preferidos? Para os ex-alunos que vieram conversar, eram o estrogonofe e o quibe assado, até hoje dois sucessos do nosso cardápio!
  • Os ajudantes do dia de cada turma, ao final do período de aula, varriam toda a sala e limpavam as mesas com um pano.
  • No último dia de almoço do ano, os alunos podiam votar e escolher qual seria o cardápio do dia.
  • O laboratório de Ciências ficava em uma das casas que hoje fazem parte do espaço do Integral Opcional. 
  • Muitos ex-alunos(as) ainda têm bons amigos daquela época de escola.

Proposta
Os encontros com as famílias de ex-alunos, que hoje têm filhos estudando na escola, foram muito mais do que momentos de troca e descontração. Ao compartilharem suas lembranças sobre a vida escolar, esses pais contribuíram para uma vivência rica em significados, que se conecta diretamente ao currículo de História — ajudando as crianças a se localizarem no tempo e a perceberem as transformações entre o passado e o presente.

A proposta teve como objetivo valorizar e registrar a trajetória escolar das crianças, reconhecendo conquistas, descobertas e vínculos afetivos que fortalecem o sentimento de pertencimento e identidade com a escola. Além disso, buscou promover reflexões sobre a própria história escolar, estimular a participação das famílias e reforçar a memória coletiva da comunidade escolar como um espaço de convivência, aprendizagem e afeto.

Durante o projeto, foram trabalhados temas como memória e identidade, passado, presente e futuro — explorando mudanças e permanências —, além do patrimônio escolar, seus símbolos, espaços e tradições. As produções e registros das crianças se tornaram importantes fontes históricas, transformando-se em um patrimônio afetivo que acompanha o estudante em sua jornada e ajuda a construir uma identidade positiva em relação à vida escolar.

Participação

Agradecemos às famílias que puderam comparecer e compartilhar com as crianças suas memórias dos tempos de escola!

1ºA 
Fernando, pai da Helena
Larissa, mãe da Melissa
Patrícia, mãe da Heloísa
Ricardo, pai do Rafael

1ºB
Ana Paula, mãe da Sophia
Cristiane, mãe da Isabela
Letícia, mãe da Olívia
Marcelo, pai do Lucas

1ºC
Cecília, mãe da Lara
Danilo, pai da Júlia
Débora, mãe do Gabriel
Leonardo, pai da Alice

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
LinkedIn