11ª edição do Scratch Day Pioneiro

22 de maio de 2024

No último sábado (18), aconteceu na escola o 11º Scratch Day Pioneiro! O evento reuniu a comunidade, amigos e familiares, em uma manhã de muita programação, oficinas e interatividade. O Scratch Day é um evento mundial que reúne scratchers ao redor do planeta para compartilhar conhecimentos sobre essa linguagem de programação criada pelo MIT.

Aqui no Pioneiro, com o intuito de aproximar e inspirar as crianças a entender mais sobre os fundamentos da Ciência da Computação, professores de diferentes áreas, em parceria com com os especialistas de Tecnologia Educacional, trabalham com alunos e alunas a criação de jogos e histórias interativas na Jornada de Computação Criativa.

O QUE ROLOU
Apresentações

4ºs anos  
Jornada de Computação Criativa integrada ao currículo de Práticas Literárias

A partir da leitura do livro “Nina África”, as crianças desenvolveram projetos criando um cenário interativo, desenvolvendo habilidades de computação ligadas à BNCC.

Durante as aulas do projeto, os desafios permitiram que os(as) estudantes entrassem em contato com o Scratch, onde puderam experimentar vivências de sensibilização e a ferramenta para desenvolver estruturas iniciais de linguagem de programação. 

Confira os trabalhos aqui.

5ºs anos
Jornada de Computação Criativa integrada ao currículo de Matemática e História e Geografia
Neste projeto, alunos e alunas ganharam habilidades de computação e aperfeiçoaram seus estudos sobre o plano cartesiano utilizando o OctoStudio (aplicativo de programação por blocos, lançado neste ano pelo MIT, onde proporciona trabalhar habilidades de computação de forma lúdica e interativa).

Confira os trabalhos aqui.

6ºs anos
Jornada de Coding e Design

Os estudantes descobriram novas habilidades da computação integrada à práticas literárias. Os desafios propõem que os alunos materializem e dêem vida às experiências propostas no currículo, partindo do estudo da obra “O Menino no Espelho”, de Fernando Sabino. Oprojeto envolve inovações educacionais e aplicações interativas com linguagens iniciais de programação.

Confira os trabalhos aqui.

7ºs anos
Robótica e Matemática

Visitantes, amigos e familiares puderam participar da batalha de carrinhos, construídos pelos alunos e alunas, em que o objetivo era estourar a bexiga dos oponentes.

OFICINAS
Baratita
Os participantes da oficina montaram sua baratinha motorizada (robô escovinha)! Depois, participaram do circuito para as baratas.

OctoStudio
Nesta oficina, os participantes foram desafiados a criar um quadro interativo com suas fotos e memórias e levaram pra casa uma janela para personalizar seu porta retrato.

INSITUTO MAUÁ
E este ano, uma novidade! O Pioneiro fez uma parceria com a Faculdade Mauá para trazer novidades sobre as diferentes áreas de conhecimento aplicadas à educação. Eles trouxeram oficinas que conversam com suas frentes da graduação e temas relacionados à engenharia química e de alimentos e robótica. Aqui no Pioneiro, temos recursos de fabricação digital, empreendedorismo que integramos em nosso currículo como Eletivas e projetos curriculares. A ideia é se beneficiar na fabricação digital para desenvolver seus objetos de estudo (como por exemplo, rótulos das embalagens, embalagens sustentáveis etc).

Oficina 1: Creme Hidratante
Permitir aos participantes simular o dia a dia de um engenheiro químico na área cosmética. A atividade está alinhada com as tendências de mercado e inovações na área de cosméticos e produtos de higiene pessoal. 

Oficina 2: Programação de robôs autônomos
Programação de robôs móveis autônomos utilizando um simulador online para programar um robô móvel autônomo para realizar algumas tarefas básicas de movimentação.

MAIS ATIVIDADES? SIM!
Lumo Lab
Aprendizagem criativa e computação criativa nos projetos interdisciplinares.

Deixamos à disposição dos visitantes algumas criações feitas aqui na escola e algumas novidades do mundo da tecnologia. 

HUB Club
Aprendizagem criativa e computação criativa nos projetos interdisciplinares.
Nesta sala, os visitantes interagiram com algumas criações feitas aqui na escola e algumas novidades do mundo da tecnologia, como modelagem 3D, alguns jogos do HUB Club, trabalhos dos 6º anos de realidade virtual. 

Da Minha Janela
“Da minha janela” é uma instalação interativa que convida os espectadores a explorarem a interseção entre o presente e o futuro através da lente de sua própria janela. Situada em um espaço imersivo, a instalação apresenta uma representação digitalizada da vista pela janela do participante, utilizando inteligência artificial para capturar e interpretar detalhes visuais.

Ao entrar na instalação, os participantes são convidados a se posicionar diante de um grande monitor que reflete uma imagem virtual de sua própria janela. E se sua janela fosse mágica e você tivesse o poder de criar coisas novas? O que gostaria de ver através dela? O que você vê na sua janela do futuro?

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn