Pioneiro vence etapa nacional do concurso de vídeo

26 de março de 2018

Alunos trouxeram para a narrativa a riqueza das relações presenciais para alertar contra os perigos do mundo virtual

Os alunos do 9º ano e do 1° ano do Centro Educacional Pioneiro conquistaram a primeira colocação na etapa nacional do programa KWN – Kid Witness News, um concurso educacional promovido pela japonesa Panasonic, que consiste na produção de vídeos digitais. A premiação nacional aconteceu na última segunda-feira (19) em São Paulo.

Munidos de câmeras de vídeo e microfones profissionais, cedidos pela Panasonic, os alunos encamparam a missão de esmiuçar as relações sociais em um mundo cada vez mais conectado. Eles contaram a história de uma menino que resgata os colegas de uma espécie de “inércia tecnológica” e revelam os perigos de priorizar a vida virtual em detrimento da real.  Os estudantes usaram uma técnica chamada Stop Motion para trazer o efeito em que as personagens “trocam de cor”.

A próxima etapa do concurso vai reunir cerca de 30 escolas no Japão. Os autores dos melhores vídeos serão premiados. Para a professora Débora Amorim Radanovitsck, uma das orientadoras, a experiência estimula habilidades essenciais para um desenvolvimento autônomo e responsável. “Os alunos compreendem na prática o valor do trabalho em equipe”, disse.

O jurado Carlos Alberto Ramos da Silva disse que o vídeo abordou uma questão atual e preocupante desta geração de uma forma clara, criativa e bem executada tecnicamente. A mensagem final, segundo ele, é singela e doce, “um pedido de socorro para essa era tão tecnológica que nos faz perder, mesmo que distraidamente, o simples e o belo da vida.”

Segundo Carole Moser, professora na Academia Internacional de Cinema e Coordenadora de Recursos Audiovisuais da Elo Company e uma das juradas, os alunos fizeram um bom uso dos recursos de som, dos desenhos e efeitos especiais. A temática trazida para a ficção, segundo ela, foi interessante e contemporânea.

Conheça os participantes:

Júlia Akemi Kubota
Júlia Kasuga
Gabriela Kubota
André Jun Kunoki
Nicole Yoshita
Cássio Mitsuo I.Monomi
Guilherme Kenzo Nishino
Gustavo Luccas Hira
Júlia Aiko Uehara
Letícia Anry Okuyama
Lina Adachi Yamazaki
Lucas Kenji Kikuchi
Luiza Tami Haranaka Takiguchi
Pedro Ryuichi Teoi
Vinícius Hideki Teshima

Professores:
Débora Amorim Radanovitsck
Lucimary Grandisoli
Michael Luis dos Santos

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn